Mercosul e a globalização dos mercados de capitais: testes de causalidade Outros Idiomas

ID:
18419
Resumo:
Neste trabalho analisa-se o relacionamento entre os mercados de ações da Argentina, Brasil, Chile e Estados Unidos durante o período de 1990 até 1995. Foram usadas as cotações semanais - ajustadas à taxa de câmbio do dólar flutuante - dos principais índices de ações desses países. Testes de causalidade unidirecional, bidirecional e de ajustamento contemporâneo de Granger foram aplicados a todos os pares de países com a finalidade de analisar a evolução do processo de transmissão de informações entre eles, obtendo-se indícios do nível de integração entre os mercados. Os resultados indicaram que os niveis de significância dos testes de causalidade unidirecional e bidirecional foram pouco significativos e diminuíram ao longo do tempo. O oposto ocorreu nos testes de ajuste contemporâneo. Assim, uma vez que o ajustamento contemporâneo é o fator mais importante para indicar a integração entre os mercados e que a existência de efeitos de causalidade uni e bidirecionais significativos sugere serem as informações entre os mercados transmitidas com atraso, os resultados obtidos permitem constata grande aumento do inter-relacionamento entre todos os mercados analisados, principalmente a partir de 1994.
Citação ABNT:
COSTA JÚNIOR, N. C.; LEAL, R. P. C. Mercosul e a globalização dos mercados de capitais: testes de causalidade. RAUSP Management Journal, v. 32, n. 1, p. 80-88, 1997.
Citação APA:
Costa Júnior, N. C., & Leal, R. P. C. (1997). Mercosul e a globalização dos mercados de capitais: testes de causalidade. RAUSP Management Journal, 32(1), 80-88.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18419/mercosul-e-a-globalizacao-dos-mercados-de-capitais--testes-de-causalidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português