Título Inglês:
Internal surveys as a tool for organizational information
Resumo:
Assumindo-se a idéia de Crozier (1985), para quem, "homens mobilizados e satisfeitos fazem a diferença e que somente sobreviverão as empresas que souberem utilizar seus recursos humanos, tão bem como sua tecnologia e seu capital", bem como considerando-se que o conhecimento das opiniões dos trabalhadores sobre seu próprio trabalho e sua qualidade de vida intervém, indiscutivelmente, na produtividade das empresas, amplia-se a importância das sondagens de opinião interna como instrumento de informação, visando subsidiar políticas e estratégias sócio-econômicas. A proposta central do presente artigo consiste em apresentar técnicas adequadas, tanto de coleta como de tratamento de dados, minimizando certa subjetividade na interpretação e na analise dos resultados de investigação das opiniões em relação aos fatores que suportam o bem-estar dos trabalhadores em determinada empresa.
Resumo Inglês:
When one assumes Crozier's (1985) idea that "mobilized and satisfied men do make difference and that will only survive those enterprises which will be able to use their human resources, as well as their technology and capital", and taking into consideration that knowing the workers' opinion, about their work and their working life quality interferes, undoubtedly, on the enterprises productivity, it becomes more apparent the importance of the internal opinion surveys as an information device to subsidize socio-economic policies and strategies. The central proposal of this paper is to present adequate techniques, both for collecting and for analyzing data, aiming at minimizing the subjectivity which tends to appear when interpreting and analyzing the results from investigations concerning personnel opinions regarding those factors which support the worker's well-being in a certain entreprise.
Citação ABNT:
FERNANDES, E. C.; RENDÓN, J. V. Sondagens de opinião interna como instrumento de informação. RAUSP Management Journal, v. 27, n. 1, p. 36-48, 1992.
Citação APA:
Fernandes, E. C., & Rendón, J. V. (1992). Sondagens de opinião interna como instrumento de informação. RAUSP Management Journal, 27(1), 36-48.
Link Permanente:
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