Inovação tecnológica e incentivos fiscais Outros Idiomas

ID:
18668
Resumo:
O fomento à inovação tecnológica tem se constituído, cada vez mais, numa preocupação dos governos, tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Dentre as formas de fomento mais utilizadas destacam-se os incentivos fiscais. Este trabalho, visando apresentar alternativas e sugestões para o caso brasileiro, analisou experiências recentes com o uso de incentivos fiscais, no Brasil e em vários outros países. Para tanto, foram realizadas viagens ao exterior, na busca de documentos legais e de trabalhos publicados, além da realização de entrevistas junto a funcionários do governo e estudiosos do tema. No Brasil, além de um exame detalhado da legislação e dos trâmites burocráticos envolvidos, procurou-se obter os principais dados existentes nas agências oficiais de fomento e, principalmente, avaliar a percepção dos empresários sobre o impacto dos incentivos nas suas firmas. Conclui-se que os incentivos, no Brasil, ainda são pouco expressivos e que as formas de operacionalização, administração e avaliação dos mesmos precisam ser radicalmente revistas. Neste particular, várias sugestões são apresentadas.
Citação ABNT:
MARCOVITCH, J.; SBRAGIA, R.; STAL, E.; TERRA, J. C. Inovação tecnológica e incentivos fiscais. Revista de Administração, v. 26, n. 1, p. 43-60, 1991.
Citação APA:
Marcovitch, J., Sbragia, R., Stal, E., & Terra, J. C. (1991). Inovação tecnológica e incentivos fiscais. Revista de Administração, 26(1), 43-60.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18668/inovacao-tecnologica-e-incentivos-fiscais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português