A modernização industrial e tecnológica: estagnação e prosperidade Outros Idiomas

ID:
18710
Resumo:
O dualismo que caracteriza o Brasil está também presente no seu setor produtivo. Estagnação e prosperidade convivem no Brasil neste final do século XX. A degradação dos indicadores econômicos e sociais convive com o crescimento do consumo de energia. O sistema de ensino público está sufocado, a violência urbana se intensifica, o Estado tende à paralisia. Simultaneamente, empresas brasileiras florescem e se transnacionalizam, o saldo do balanço comercial supera seus próprios recordes, gerando valiosas divisas que serão absorvidas pelo serviço da dívida. Este trabalho sublinha a heterogeneidade intersetorial do setor produtivo, enfatizando o dualismo da estagnação com a prosperidade. Ele avalia as tentativas de políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico adotadas pelo Brasil; e enuncia o que se espera dos principais atores do processo de inovação, em especial do Estado, das empresas e das lideranças da sociedade.
Citação ABNT:
MARCOVITCH, J.A modernização industrial e tecnológica: estagnação e prosperidade. RAUSP Management Journal, v. 25, n. 1, p. 16-31, 1990.
Citação APA:
Marcovitch, J.(1990). A modernização industrial e tecnológica: estagnação e prosperidade. RAUSP Management Journal, 25(1), 16-31.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/18710/a-modernizacao-industrial-e-tecnologica--estagnacao-e-prosperidade/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português