Título Inglês:
Environment management from perspective of visitors and food and drinks sector’ entrepreneurs of Aracaju’s coast
Título Espanhol:
La gestión ambiental desde la perspectiva de los visitantes y empresarios del sector de alimentos y bebidas de la cuesta de Aracaju
Resumo:
O crescimento do setor de alimentos e bebidas no litoral demanda maior dedicação das empresas à qualidade dos serviços prestados e ao entorno. Nesse estudo a proposta é a de analisar a percepção de empresários e frequentadores sobre a gestão ambiental no setor de alimentos e bebidas localizado na orla litorânea da cidade de Aracaju. A pesquisa, exploratório-descritiva baseada em um survey, usou um instrumento focado em sete (dos 16) princípios de gestão ambiental da CCI ajustado às peculiaridades dos negócios, para avaliar a qualidade do ambiente (aspectos conjunturais). Os resultados apontam grandes diferenças nas percepções de empresários e de frequentadores na maior parte dos sete princípios de gestão ambiental levantados. As principais implicações desse estudo, do ponto de vista aplicado, mostram aos empresários não podem negligenciar a questão ambiental atuando no setor de alimentos de bebidas em uma região litorânea, uma vez que o entorno integra o negócio. Do ponto de vista teórico, esse artigo problematiza o empreendimento turístico, pois qualquer que seja a sua natureza, ele traz consigo impactos ambientais, e isso precisa fazer parte da sua concepção e das suas práticas.
Resumo Inglês:
Growth of foods and drinks sector at coast demands from businesses attention to the quality of services and to theirs environment. In this we analyze how businessmen and frequenters perceive environmental management of foods and drinks sector at Aracaju’s coast (Brazil). Exploratory and descriptive research was based on a survey, which used an instrument focused on seven (from 16) of ICC’s environment management principles adjusted to particularities of these businesses, to evaluate environment quality (conjuncture aspects). Main results suggest strong differences between perceptions of businessmen and frequenters about most part of proposed aspects. Main implications of this study suggest, in an applied perspective, that businessmen can’t neglect environmental subjects working in foods and drinks sector at a coastal area: their businesses need to be compromised to this environment. From the theoretical point of view, this paper discusses tourism enterprise. Independent of its nature, it brings environmental impacts, and this need to be considered in its conceptions and practices.
Resumo Espanhol:
El crecimiento del sector de alimentos y bebidas en la costa exige más
dedicación de las empresas a la calidad de los servicios y al medio
ambiente. En este estudio analizamos las percepciones de empresarios y
habituales en la gestión ambiental en los alimentos y bebidas ubicados
en las afueras de la ciudad costera de Aracaju (Brasil). La
investigación, exploratoria y descriptiva basada en una encuesta, un
instrumento utilizado se centró en siete (de 16) los principios de la
gestión ambiental del conjunto de la CCI a las peculiaridades del
negocio, para evaluar la calidad del medio ambiente (aspectos
situacionales). Los resultados muestran grandes diferencias en las
percepciones de empresarios y habituales en la mayoría de los siete
principios de la gestión ambiental planteado. La principal implicación
de este estudio, en el punto de vista aplicado, mostró a los empresarios
que elles no pueden descuidar el tema ambiental en el sector de
alimentos y bebidas en una zona costera, ya que el medio ambiente es
parte de la empresa. Desde el punto de vista teórico, este artículo
cuestiona el negocio turístico, ya que cualquiera que sea su naturaleza,
trae consigo impactos ambientales, y esto debe ser parte de su diseño y
sus prácticas.
Citação ABNT:
PROVINCIALI, V. L. N.; SARAIVA, L. A. S. Gestão ambiental sob a ótica de frequentadores e empresários no setor de alimentos e bebidas da orla de Aracaju. Caderno Virtual de Turismo, v. 11, n. 3, art. 7, p. 384-398, 2011.
Citação APA:
Provinciali, V. L. N., & Saraiva, L. A. S. (2011). Gestão ambiental sob a ótica de frequentadores e empresários no setor de alimentos e bebidas da orla de Aracaju. Caderno Virtual de Turismo, 11(3), 384-398.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/1893/gestao-ambiental-sob-a-otica-de-frequentadores-e-empresarios-no-setor-de-alimentos-e-bebidas-da-orla-de-aracaju/i/pt-br
Referências:
ACBB. Aracaju Convention & Visitors Bureau. Sobre Aracaju. Disponível em : < http://www. aracajuconvention.com.br/> Acesso em 29. dez. 2010.
AGUIAR, M. F. Lazer e produtividade no trabalho. Turismo em Análise, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 111-124, nov. 2000.ANDRADE, R. O. B., TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2.ed. São Paulo: Pearson, 2003.
BECKER, B. Políticas e planejamento do turismo no Brasil: conferência. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-7, 2001.BRITO, B. R. O turista e o viajante: contributos para a conceptualização do turismo alternativo e responsável. In: CONGRESSO PORTUGUÊS DE SOCIOLOGIA, IV, 2000, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000.
BUARQUE, S. C. Agenda de desenvolvimento sustentável para o nordeste. In: Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 Brasileira. Encontro regional – nordeste. Brasília: MMA, 2001.
CCI. Câmara de Comércio Internacional. Carta empresarial para o desenvolvimento sustentável: princípios de gestão ambiental. Rio de Janeiro: CCI, 1992.
DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em http://www.ibge.gov.br/ cidadesat/topwindow.htm Acesso em 23 set. 2009.
LEAL, E. B. Agenda 21, desenvolvimento sustentável. Disponível em:
. Acesso em 12 fev. 2009
MACIEL, M.: CHÃO, M.; RIVERA, R. Determinantes da qualidade de serviços: um estudo entre restaurantes do bairro do jardim botânico no Rio de Janeiro. Cadernos Discentes COPPEAD, Rio de Janeiro, n. 16, 2002.
MAIMON. D. Passaporte verde. São Paulo: Qualitymark, 1996.
MITRAUD, S. (Org.). Manual de ecoturismo de base comunitária. Brasília: WWF-Brasil, 2003.
NIEFER, I. A. Análise do perfil dos visitantes das ilhas do superagui e do mel: marketing como instrumento para um turismo sustentável. 2002. 214 f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.
NIGEL, G. Researching social life. 3. ed. London: Sage, 2008.
PÁDUA, S. M. Ecoturismo é a alternativa econômica que completa a conservação da natureza. In: SEMINÁRIO DE ECOTURISMO DO DISTRITO FEDERAL, DO ENTORNO E DE GOIÁS, II, 1996, Brasília. Anais... Brasília, Embratur, 1996.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
SEBRAE/CE. Serviço de apoio às micro e pequenas empresas do Ceará. Gerente de restaurante. Fortaleza: Sebrae/CE, 1994.
SEBRAE/RN. Serviço de apoio às micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte. Pesquisa sobre o impacto socioeconômico do turismo na grande Natal. Natal: Sebrae/RN, 1996. UM modelo de avaliação da eficiência dos serviços educacionais prestados segundo a expectativa e percepções do aluno. Disponível em:
WTTC. World travel tourism council. Disponível em: Acesso em 23 ago. 2009.