Organograma Linear: um instrumento para o delineamento da estrutura

ID:
19334
Resumo:
Este artigo foi concebido com o objetivo de apresentar os fundamentos do Organograma Linear como um instrumento para o delineamento da estrutura organizacional bem como sua aplicação a uma` situação real. Um quadro referencial é inicialmente constituído, destacando o conceito e a utilidade do Organograma Linear no contexto das organizações estruturadas matricialmente e descrevendo os procedimentos que devem ser utilizados para seu delineamento e implantação. A seguir o artigo relata uma experiência concreta, utilizando esta técnica na busca de soluções para os problemas organizacionais de uma empresa de engenharia de São Paulo. Com base na experiência e a título de recomendação são feitas considerações sobre a adequação da metodologia bem como sobre alguns pré-requisitos que devem ser assegurados para uma utilização efetiva da técnica.
Citação ABNT:
VASCONCELLOS, E.; KRUGLIANSKAS, I.; SBRAGIA, R. Organograma Linear: um instrumento para o delineamento da estrutura. RAUSP Management Journal, v. 16, n. 4, p. 8-20, 1981.
Citação APA:
Vasconcellos, E., Kruglianskas, I., & Sbragia, R. (1981). Organograma Linear: um instrumento para o delineamento da estrutura. RAUSP Management Journal, 16(4), 8-20.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/19334/organograma-linear--um-instrumento-para-o-delineamento-da-estrutura/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português