Aplicação de Análise de Regressão no estudo do comportamento dos preços de ações

ID:
19335
Resumo:
O comportamento do preço de ações negociadas em Bolsa interessa a amplos contingentes da comunidade empresarial. Os estudos publicados no exterior são inconclusivos, apontando alguns a aleatoriedade no movimento dos preços ao longo do tempo enquanto outros indicam a existência de um padrão racional de atuação por parte dos agentes de mercado. Formulamos, inspirados em estudos deste último tipo, um modelo explicativo da formação dos preços de ações e o testamos, aplicando as técnicas de análise de regressão a uma amostra representativa de papéis transacionados na Bolsa de Valores de São Paulo. Os resultados estatísticos encontrados confirmam, de modo geral, as expectativas, levando-nos a admitir que o mercado, ao realizar suas transações, se comporta, ao menos quando encara o investimento em ações como aplicações de longo prazo, segundo princípios racionais. Esta racionalidade, por sua vez, autoriza que se faça algumas predições relativamente ao desempenho futuro dos papéis no mercado, como o procuramos fazer nas conclusões de nosso trabalho.
Citação ABNT:
TANABE, M.; FONSECA, J. S. Aplicação de Análise de Regressão no estudo do comportamento dos preços de ações. RAUSP Management Journal, v. 16, n. 4, p. 21-31, 1981.
Citação APA:
Tanabe, M., & Fonseca, J. S. (1981). Aplicação de Análise de Regressão no estudo do comportamento dos preços de ações. RAUSP Management Journal, 16(4), 21-31.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/19335/aplicacao-de-analise-de-regressao-no-estudo-do-comportamento-dos-precos-de-acoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português