Internacionalização de uma empresa brasileira: um estudo de caso Outros Idiomas

ID:
19500
Resumo:
Este trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre como as empresas brasileiras se internacionalizam e apresenta um estudo de caso em profundidade com a Marcopolo S. A., uma organização em estágio avançado de operações internacionais. Apoiando-se em vertentes comportamentais e econômicas da literatura sobre o tema, buscou-se investigar o processo de internacionalização dessa empresa. Atuar em mercados externos foi uma forma de ampliação de mercados para a companhia e hoje é o foco da sua estratégia de crescimento. O processo se desenvolveu de forma incremental, obstáculos de natureza econômica e cultural influenciaram suas atividades, e o domínio tecnológico de produtos e de processos, assim como parcerias com outras empresas, foram facilitadores do seu desenvolvimento internacional. Os resultados da pesquisa confirmaram os pressupostos da abordagem comportamental sustentados pelo Modelo de Uppsala. O Paradigma Eclético também explicou os investimentos diretos realizados pela empresa, o que levou à constatação de que as duas linhas teóricas se complementam para explicar o caso.
Citação ABNT:
ROSA, P. R.; RHODEN, M. I. D. S. Internacionalização de uma empresa brasileira: um estudo de caso. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 13, n. 3, p. 684-704, 2007.
Citação APA:
Rosa, P. R., & Rhoden, M. I. D. S. (2007). Internacionalização de uma empresa brasileira: um estudo de caso. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 13(3), 684-704.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/19500/internacionalizacao-de-uma-empresa-brasileira--um-estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português