Impacto econômico-financeiro da logística reversa: uma aplicação no segmento de distribuição de matérias-primas farmacêuticas Outros Idiomas

ID:
19563
Resumo:
Este artigo tem como objetivo avaliar o impacto econômico-financeiro da logística reversa aplicada em uma empresa do segmento de distribuição de matérias-primas farmacêuticas, em que os processos reversos (devoluções) deste segmento devem obedecer às normas da resolução RDC Nº 35/03 ANVISA/MS que legisla sobre erros de processo. De forma específica, a pesquisa busca averiguar de que maneira a logística reversa pode contribuir no processo decisório. Parte-se da hipótese de que, a logística reversa não deve ser encarada apenas como um sistema de controle operacional de custos, mas como um diferencial competitivo no segmento estudado. O impacto econômico causado pelas devoluções de matérias-primas foi avaliado em termos de Economic Value Added (EVA) e o impacto financeiro das devoluções foi avaliado por meio do conceito de erosão de margem. A pesquisa demonstrou que as devoluções, além de erodir a margem bruta da empresa, provocam impactos econômicos, no negócio, reduzindo o retorno para o acionista. Portanto, se a atividade de monitoramento reverso (logística reversa) for implementada, pode ser considerada como diferencial estratégico, contribuindo para o aprimoramento das atividades, além de trazer benefícios para clientes, fornecedores e acionistas. Um outro aspecto importante na aplicação da logística reversa é que permite a avaliação do valor agregado ao produto, o aumento da rentabilidade da empresa, além de proporcionar vantagem competitiva.
Citação ABNT:
REZENDE, A. J.; DALMÁCIO, F. Z.; SLOMSKI, V. Impacto econômico-financeiro da logística reversa: uma aplicação no segmento de distribuição de matérias-primas farmacêuticas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 12, n. 6, p. 518-542, 2006.
Citação APA:
Rezende, A. J., Dalmácio, F. Z., & Slomski, V. (2006). Impacto econômico-financeiro da logística reversa: uma aplicação no segmento de distribuição de matérias-primas farmacêuticas. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 12(6), 518-542.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/19563/impacto-economico-financeiro-da-logistica-reversa--uma-aplicacao-no-segmento-de-distribuicao-de-materias-primas-farmaceuticas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português