Um estudo exploratório dos múltiplos componentes do comprometimento organizacional

ID:
19700
Resumo:
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória sobre os múltiplos componentes do constructo comprometimento organizacional. Tal iniciativa está apoiada na falta de consenso que a literatura do comprometimento tem sobre quais componentes fazem parte do constructo. Inicialmente, são apresentados os principais enfoques e modelos multidimensionais do comprometimento, em seguida são descritos os procedimentos da pesquisa conduzida em 170 lojas, localizadas em 4 shoppings centers, que utilizou um banco de dados com 295 vendedores. A pesquisa utilizou 60 indicadores do comprometimento organizacional, extraídos do instrumento de Meyer, Allen e Smith (1993), do instrumento de O’Reilly e Chatman (1986) e alguns indicadores construídos a partir da revisão teórica realizada. Na parte seguinte são apresentados os resultados da análise fatorial que identifica sete componentes do comprometimento e a interpretação de cada fator à luz das teorias do comprometimento organizacional. Finalmente são apresentadas as conclusões e recomendações para a pesquisa do comprometimento.
Citação ABNT:
MEDEIROS, C. A. F.; ALBUQUERQUE, L. G.; MARQUES, G. M.; SIQUEIRA, M. Um estudo exploratório dos múltiplos componentes do comprometimento organizacional. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 11, n. 1, p. 1-22, 2005.
Citação APA:
Medeiros, C. A. F., Albuquerque, L. G., Marques, G. M., & Siqueira, M. (2005). Um estudo exploratório dos múltiplos componentes do comprometimento organizacional. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 11(1), 1-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/19700/um-estudo-exploratorio-dos-multiplos-componentes-do-comprometimento-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português