Administração Estratégica aplicada a uma associação de indústrias

ID:
19852
Resumo:
Este artigo trata da implementação de um modelo de Administração Estratégica em uma entidade associativa do setor de componentes para couro, calçados e artefatos. O modelo utilizado já havia sido testado em um grupo de pequenas empresas, gerando resultados positivos. A partir desse modelo, fruto do trabalho de Tese da autora, foram feitas adaptações, para sua utilização nessa associação empresarial. Partiu-se da hipótese de que o processo de Administração Estratégica auxiliaria a elevar o desempenho de associações empresariais. Apresenta-se, inicialmente, uma breve revisão sobre a teoria que serviu de base ao modelo proposto. O caso prático de aplicação em uma associação de empresas industriais elucida o trabalho, abordando as etapas desenvolvidas desde o processo de Conscientização para a Mudança, passando pelo Desenvolvimento Explícito da Estratégia, Análise Externa e Interna da Instituição frente às Estratégias estabelecidas, o refinamento das Estratégias e sua revisão, a elaboração dos Planos de Ação e o acompanhamento para Implantação dos Planos. A descrição do caso é finalizada através da apresentação de alguns resultados alcançados pela instituição desde o período de implantação do modelo até o momento atual. As conclusões finais são descritas levando-se em consideração as necessidades de aprimoramento do modelo levantadas após sua aplicação.
Citação ABNT:
RHODEN, M. I. D. S.Administração Estratégica aplicada a uma associação de indústrias. REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 9, n. 2, p. 1-22, 2003.
Citação APA:
Rhoden, M. I. D. S.(2003). Administração Estratégica aplicada a uma associação de indústrias. REAd. Revista Eletrônica de Administração, 9(2), 1-22.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/19852/administracao-estrategica-aplicada-a-uma-associacao-de-industrias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português