A Comunidade de Prática como ferramenta da criação de conhecimento no contexto do agronegócio Outros Idiomas

ID:
20134
Resumo:
Diante do interesse no estudo das Comunidades de Prática (CoPs), tendo como pano de fundo a gestão do conhecimento, este artigo tem como objetivo identificar o papel das Comunidades de Prática para a ocorrência da criação de conhecimento em propriedades rurais no Brasil, em uma realidade cooperativa, e na Austrália, onde os negócios são conduzidos individualmente. O estudo é do tipo descritivo, de caráter qualitativo, complementado por dados quantitativos. Delineia-se por estudo de casos recorrendo a documentação e observação in loco, questionário e focus group. Os resultados comprovaram que o aspecto cultural e o estilo das relações exercem forte influência para que as trocas informacionais ocorram e para a maior ampliação da atuação das Comunidades de Prática (CoPs), que podem ser suporte para a criação de conhecimento. As CoPs se constituem em um processo social e cognitivo que não depende somente de tecnologia. Com isso, os grupos que têm oportunidade para realizar discussões ajudam as pessoas a conhecerem e assimilarem conhecimentos, ao permitir que todos perguntem e relatem algo novo que tenham tido a chance de conhecer e, ao mesmo tempo, revisarem seus pontos de vista.
Citação ABNT:
BINOTTO, E.; NAKAYAMA, M. K.; SIQUEIRA, E. S.; SALGADO JUNIOR, A. P. A Comunidade de Prática como ferramenta da criação de conhecimento no contexto do agronegócio. Desenvolvimento em Questão, v. 5, n. 10, p. 11-42, 2007.
Citação APA:
Binotto, E., Nakayama, M. K., Siqueira, E. S., & Salgado Junior, A. P. (2007). A Comunidade de Prática como ferramenta da criação de conhecimento no contexto do agronegócio. Desenvolvimento em Questão, 5(10), 11-42.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20134/a-comunidade-de-pratica-como-ferramenta-da-criacao-de-conhecimento-no-contexto-do-agronegocio/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português