Resumo:
A atual Economia do Conhecimento, em sua concepção, estimula a formação de alianças interorganizacionais e de arranjos empresariais constituídos em redes. Deste modo, as organizações deparam-se com um cenário em que o aprendizado de novos conhecimentos não deve ser mantido protegido, exclusivamente para si, a fim de se manter uma vantagem competitiva, uma vez que as atuais estratégias de vantagem competitiva passam a ser desenvolvidas de forma mais rápida e sinergética pela união dos esforços organizacionais na construção de um conhecimento coletivo. As organizações devem estar prontas para atuarem neste contexto em que a gestão de seus recursos (principalmente intelectuais) deve se dar de forma cooperada para possibilitar o aprendizado coletivamente. Não se trata mais de buscar e desenvolver individualmente os conhecimentos necessários para a organização, mas sim de agir cooperativamente. Não obstante isso, não se limita a apenas saber buscar o conhecimento externamente, por meio da rede de relacionamentos da organização, mas, sobretudo, de saber desenvolvê-lo mediante suas parcerias. Deste modo, constrói-se coletivamente conhecimentos sociais, institucionais e da própria rede (seu sistema de funcionamento e das características dos parceiros) e aprende-se estes novos conhecimentos conjuntamente no próprio grupo.
Resumo Inglês:
The current Knowledge Economy, under its own conception, stimulates the formation of inter-organizational alliances and entrepreneurships arrangements constituted in networks. So, organizations face a scenario that learning new knowledges doesn’t have to be kept protected, exclusively for their own, in order to maintain a competitive advantage, as the current strategic competitive advantages turn to be developed in quicker and more synergetic way through the union of organizational efforts in the construction of collective knowledge. Organizations have to be ready to act in this context where their resources management (primarily, intellectual) must happen in a cooperative way to enable the collective knowledge. It doesn’t have to do with seek and develop individually the necessary knowledges to the organization anymore, but to act cooperatively. Nevertheless, it doesn’t narrow only in knowing how to seek knowledge externally, through the organization relationship network, but, overcoat, to know how to develop it through its partnerships. Thus, it’s built collectively the social, institutional and the own network knowledges (it’s function system and partner characteristics) and these knowledges are learned cooperatively inside the own group.
Citação ABNT:
CUNHA, J. A. C.; PASSADOR, J. L.; PASSADOR, C. S. Aprendendo a aprender coletivamente: novos paradigmas sobre a gestão do conhecimento em ambientes de redes. Desenvolvimento em Questão, v. 5, n. 10, p. 43-73, 2007.
Citação APA:
Cunha, J. A. C., Passador, J. L., & Passador, C. S. (2007). Aprendendo a aprender coletivamente: novos paradigmas sobre a gestão do conhecimento em ambientes de redes. Desenvolvimento em Questão, 5(10), 43-73.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20135/aprendendo-a-aprender-coletivamente--novos-paradigmas-sobre-a-gestao-do-conhecimento-em-ambientes-de-redes/i/pt-br