Aprendendo a aprender coletivamente: novos paradigmas sobre a gestão do conhecimento em ambientes de redes Outros Idiomas

ID:
20135
Resumo:
A atual Economia do Conhecimento, em sua concepção, estimula a formação de alianças interorganizacionais e de arranjos empresariais constituídos em redes. Deste modo, as organizações deparam-se com um cenário em que o aprendizado de novos conhecimentos não deve ser mantido protegido, exclusivamente para si, a fim de se manter uma vantagem competitiva, uma vez que as atuais estratégias de vantagem competitiva passam a ser desenvolvidas de forma mais rápida e sinergética pela união dos esforços organizacionais na construção de um conhecimento coletivo. As organizações devem estar prontas para atuarem neste contexto em que a gestão de seus recursos (principalmente intelectuais) deve se dar de forma cooperada para possibilitar o aprendizado coletivamente. Não se trata mais de buscar e desenvolver individualmente os conhecimentos necessários para a organização, mas sim de agir cooperativamente. Não obstante isso, não se limita a apenas saber buscar o conhecimento externamente, por meio da rede de relacionamentos da organização, mas, sobretudo, de saber desenvolvê-lo mediante suas parcerias. Deste modo, constrói-se coletivamente conhecimentos sociais, institucionais e da própria rede (seu sistema de funcionamento e das características dos parceiros) e aprende-se estes novos conhecimentos conjuntamente no próprio grupo.
Citação ABNT:
CUNHA, J. A. C.; PASSADOR, J. L.; PASSADOR, C. S. Aprendendo a aprender coletivamente: novos paradigmas sobre a gestão do conhecimento em ambientes de redes. Desenvolvimento em Questão, v. 5, n. 10, p. 43-73, 2007.
Citação APA:
Cunha, J. A. C., Passador, J. L., & Passador, C. S. (2007). Aprendendo a aprender coletivamente: novos paradigmas sobre a gestão do conhecimento em ambientes de redes. Desenvolvimento em Questão, 5(10), 43-73.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20135/aprendendo-a-aprender-coletivamente--novos-paradigmas-sobre-a-gestao-do-conhecimento-em-ambientes-de-redes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português