A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais Outros Idiomas

ID:
20204
Resumo:
A análise de dados configura-se numa fase importante no empreendimento de investigações nas Ciências Sociais Aplicadas, sobretudo no campo dos estudos em Desenvolvimento, Gestão e Organizações. O objetivo deste artigo consiste em apresentar elementos conceituais necessários para entender e desenvolver, de maneira qualificada, pesquisas e estudos em fenômenos organizacionais e gerenciais. A abordagem é de caráter eminentemente teórico-reflexivo, orientando-se, fundamentalmente, pela literatura especializada sobre metodologia da pesquisa, tanto qualitativa como quantitativa, nas Ciências Sociais. Inicia-se situando algumas definições de ciência e de pesquisa científica. Em seguida apresenta aspectos que constituem um design de pesquisa. E, finalmente, descreve o processo de análise e interpretação dos dados, identificando especificidades inerentes à natureza de cada pesquisa.
Citação ABNT:
TEIXEIRA, E. B.A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, v. 1, n. 2, p. 177-201, 2003.
Citação APA:
Teixeira, E. B.(2003). A análise de dados na pesquisa científica: importância e desafios em estudos organizacionais. Desenvolvimento em Questão, 1(2), 177-201.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20204/a-analise-de-dados-na-pesquisa-cientifica--importancia-e-desafios-em-estudos-organizacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português