Metodologia SROI: Uma Proposta para Cálculo do Valor Sócio-Econômico das Organizações do Terceiro Setor

ID:
20242
Resumo:
Na última década, de modo geral, a consciência da necessidade de mudanças na estrutura da sociedade aumentou e houve muita discussão sobre este assunto, inclusive no meio acadêmico e no meio empresarial. Como conseqüência do crescimento da valorização do investidor e do foco na criação de riqueza para o acionista, muitas vezes a qualquer custo, emerge a preocupação com as causas sociais e as relacionadas ao meio ambiente. Surgem, então, diversas organizações com objetivos exclusivamente sociais, não lucrativas. Forma-se o Terceiro Setor, constituído de organizações sem fins lucrativos e com um objetivo social bem definido, ou seja, firmas cuja finalidade maior é promover benefícios à sociedade. Daí a importância de estudar melhor este setor e de adequar as teorias das ciências administrativas a ele. Uma das dificuldades destas organizações está na avaliação de desempenho. Fischer et al (2003) apontaram a falta de indicadores de desempenho como um dos problemas encontrados nas alianças intersetoriais envolvendo o Terceiro Setor. Assim, este trabalho procura avaliar uma nova ferramenta de avaliação de desempenho de entidades sem fins lucrativos: a metodologia do Social Return on Investiment (SROI). Proposta por uma fundação norte americana, a metodologia traz o SROI, um indicador que tenta entender a relação entre o montante investido em uma entidade filantrópica e os resultados desta organização. Este indicador é só um começo para a discussão deste assunto, não é definitivo e nem completo, mas é um esforço para dar mais um passo na busca de uma medida de desempenho que permita mensurar o valor econômico adicionado à comunidade pelas entidades do Terceiro Setor.
Citação ABNT:
FREGONESI, M. S. F. A.; ARAUJO, A. M. P. Metodologia SROI: Uma Proposta para Cálculo do Valor Sócio-Econômico das Organizações do Terceiro Setor. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 8, n. 2, p. 239-266, 2005.
Citação APA:
Fregonesi, M. S. F. A., & Araujo, A. M. P. (2005). Metodologia SROI: Uma Proposta para Cálculo do Valor Sócio-Econômico das Organizações do Terceiro Setor. Contabilidade, Gestão e Governança, 8(2), 239-266.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20242/metodologia-sroi--uma-proposta-para-calculo-do-valor-socio-economico-das-organizacoes-do-terceiro-setor/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português