Análise do custeio por atividades e do custo meta sob a abordagem da avaliação da informação, em contexto estratégico

ID:
20287
Autores:
Resumo:
Relevance lost considerada na contabilidade de custos, ao expor que grande parte das técnicas utilizadas na década de 1980 foram concebidas na década de 1920 e concluir, de forma critica, que a contabilidade gerencial perdeu sua relevância no processo decisório. Entre as alternativas apresentadas para resgatar essa relevância, este paper destaca duas: o custeio baseado em atividades – ABC e o custo meta utilizado no Japão e que se tornou conhecido a partir do estudo desenvolvido pelo Computer Aided Manufacturing-International Inc – CAM-I. As teorias da decisão, da informação e da mensuração de um sistema de informações, especialmente por caracterizarem a necessidade de que a informação: é um recurso utilizado pela organização para maximizar o uso de outros recursos (materiais, humanos); e deve apresentar atributos de acurácia e exatidão, para ser relevante sob o ponto de vista decisório. Conclui-se que na estruturação do sistema de informações em uma organização, o que envolve a escolha de um método de atribuição de custos, é necessário que a finalidade pretendida com o sistema de informações seja previamente definida, de modo a permitir a escolha do método que apresente atributos convergentes a essa finalidade, para que a informação seja relevante e resulte na maximização do valor proporcionado com o uso dos recursos geridos pela organização.
Citação ABNT:
AIDA, M.Análise do custeio por atividades e do custo meta sob a abordagem da avaliação da informação, em contexto estratégico. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 5, n. 1, p. 71-131, 2002.
Citação APA:
Aida, M.(2002). Análise do custeio por atividades e do custo meta sob a abordagem da avaliação da informação, em contexto estratégico. Contabilidade, Gestão e Governança, 5(1), 71-131.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20287/analise-do-custeio-por-atividades-e-do-custo-meta-sob-a-abordagem-da-avaliacao-da-informacao--em-contexto-estrategico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português