Os efeitos da normatização contábil dissonante na contabilidade da informação

ID:
20313
Resumo:
A utilizacao de normas e padrões contábeis diferenciados para transacões de mesma natureza pode produzir informacão de contetúdo diverso. Nas economias abertas, onde os capitais nacional e estrangeiro convivem de forma competitiva, as divergências de normas internas entre os países provocam dificuldades de entendimento do conteteúdo da informação contábil e podem causar, em um primeiro momento, perda de credibilidade das normas contábeis de um país pela acão dos outros países (Carsberg, 1997, p. 19). Isto poderá ocorrer em funcão de empresas multinacionais utilizarem as normas de seus países de origem, ao invés dos mecanismos de conversão das demonstracões contábeis, em detrimento das normas intemas. A credibilidade das normas contábeis intemas poderá permitir que empresas e instituicões estrangeiras usem nos registro e mensuracão dos fatos e transacões praticados no âmbito do território nacional e comparem os resultados com os que obteriam utilizando as normas de seus países ou o padrão internacionalmente aceito. Este trabalho demonstra as principais divergências entre a normatizacão contabil internacional, européia, estadunidense e brasileira que dificultam a utilização multilateral das demonstracões contábeis, e também demonstra a percepcão de profissionais, estudantes e usuários da contabilidade no Brasil a respeito de como deveriam ser elaboradas as normas brasileiras de contabilidade e as conviccões dos respondentes sobre a necessidade de harmonizacão dessas normas.
Citação ABNT:
FRANÇA, J. A.Os efeitos da normatização contábil dissonante na contabilidade da informação. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 3, n. 2, p. 9-48, 2000.
Citação APA:
França, J. A.(2000). Os efeitos da normatização contábil dissonante na contabilidade da informação. Contabilidade, Gestão e Governança, 3(2), 9-48.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20313/os-efeitos-da-normatizacao-contabil-dissonante-na-contabilidade-da-informacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português