Gestão de Custos para Pequenas Organizações Industriais

ID:
20322
Resumo:
A contabilidade gerencial, por meio dos registros de custos, busca a avaliação do desempenho dos custos de produção e dos resultados ou rentabilidade por produto são fatores críticos para a tomada de decisões e que indiquem o melhor caminho a ser seguido para atingir as metas e a otimização dos resultados globais da empresa. A gestão financeira é influenciada por diversos aspectos relacionados a sua estrutura financeira, tais como, capacidade física, recursos humanos, insumos e produtos. Outra característica importante consiste no próprio gestor financeiro e em seu papel dentro da organização. Dentro deste contexto decisório, a contabilidade de custos participa através da coleta de processamento de dados que cumina com a produção e distribuição de informações na forma de relatórios contábeis. A otimização dos resultados financeiros mediante a maximização da utilização dos escassos recursos humanos, materiais e financeiros que são apurados, registrados, agrupados e apropriados pela contabilidade de custos. É imprescindível que as empresas elaborem e implantem procedimentos específicos para a gestão de seus custos, facilitando o acompanhamento das alterações patrimoniais ocorridas. Isso somente ocorrerá quando os gestores destas empresas compreenderem a importância da contabilidade de custos para o seu desenvolvimento, considerando sua estrutura financeira, organizacional tecnológica, bem como as técnicas de análise financeira utilizada.
Citação ABNT:
CALLADO, A. A. C.; CALLADO, A. L. C. Gestão de Custos para Pequenas Organizações Industriais. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 3, n. 1, p. 127-141, 2000.
Citação APA:
Callado, A. A. C., & Callado, A. L. C. (2000). Gestão de Custos para Pequenas Organizações Industriais. Contabilidade, Gestão e Governança, 3(1), 127-141.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20322/gestao-de-custos-para-pequenas-organizacoes-industriais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português