Lucro residual e contabilidade: instrumental de analise financeira e mensuração de performances

ID:
20347
Autores:
Resumo:
Estes últimos anos, os mercados de capitais e financeiro tem sido invadidos por sistemas de administração financeira baseados no conceito de lucro residual. As firmas de consultoria financeira apresentam o Iucro residual rebatizado sob o nome de EVA (Economic value added) ou Lucro Econômico - como instrumento de avaliação economico-financeira, alinhamento dos interesses de acionistas e administradores e mensuração de performance empresarial. Por essa multifuncionalidade, esses sistemas têm alcançado altos índices de popularidade junto ao empresariado. Entretanto, pouco tem se falado sobre a base te6rica desses sistemas de gerenciamento financeiro que liga os fundamentos de finanças com a disciplina contábil, sendo que e justamente esse elo o que os tem tornado populares. Afinal de contas, a contabilidade c conhecida como a linguagem dos neg6cios e por intermédio de seu vocabulário especifico são comunicados os desempenhos atuais c as expectativas em relação ao desempenho futuro das empresas. Por exemplo, os executivos utilizam-se de indicadores como o retorno sobre o patrimônio liquido (RSPL) ou a margem de lucros para avaliar e comunicar a performance atual de suas empresas.
Citação ABNT:
PORTELLA, G.Lucro residual e contabilidade: instrumental de analise financeira e mensuração de performances. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 2, n. 2, p. 1-1, 1999.
Citação APA:
Portella, G.(1999). Lucro residual e contabilidade: instrumental de analise financeira e mensuração de performances. Contabilidade, Gestão e Governança, 2(2), 1-1.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20347/lucro-residual-e-contabilidade--instrumental-de-analise-financeira-e-mensuracao-de-performances/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português