Título Inglês:
Intellectual capital: its understanding and its impacts on the performance of large Brazilian companies
Resumo:
O tema Capital Intelectual emerge na sociedade atual suscitando a discussão sobre a sua relevância para a riqueza das organizações. Admite-se o conhecimento como um recurso econômico que impõe novos paradigmas na forma de valorização do ser humano e na forma de avaliação das empresas, pois esse conhecimento (Capital Intelectual – CI) tem produzido benefícios intangíveis que alteram seu valor. Neste artigo buscou-se estudar as relações existentes entre o entendimento do conceito de Capital Intelectual, por parte dos gestores, e o desempenho das empresas, de forma a verificar a adequação das medidas de desempenho atualmente existentes para captar os efeitos dos investimentos nos elementos que compõem o Capital Intelectual. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, está baseada numa amostra composta por 30 empresas dos ramos da indústria, comércio e serviços. Os dados foram tratados por meio dos métodos Qualitativo (Análise de Conteúdo) e Quantitativo (Análise de Cluster e Análise de Correlação/ Associação). Concluiu-se que os gestores possuem o entendimento do conceito de CI semelhante ao conceito exposto na literatura, realizam investimentos nos elementos que identificam o CI e que o entendimento do conceito influenciou indiretamente o desempenho das empresas por meio das ações de investimentos realizados no elemento humano. Identificou-se uma lacuna a ser preenchida pela Contabilidade Gerencial a fim de prover as informações necessárias para a gestão dos retornos dos investimentos realizados nos elementos do Capital Intelectual, pois os gestores entrevistados estão dispostos a implementar um modelo de avaliação dos retornos obtidos pelos investimentos em Capital Intelectual, ou simplesmente Ativo(s) Intelectual(is).
Resumo Inglês:
The issue of Intellectual Capital is emerging and raising a discussion about its relevance to the wealth of organizations. Knowledge is accepted as an economic resource that imposes new paradigms on the evaluation of human beings and on the evaluation of companies, for such knowledge has produced intangible benefits that alter their value. The aggregate of such intangible elements has been named Intellectual Capital. This paper examines whether the understanding of the concept of Intellectual Capital by managers has an influence on the economic and financial performance of large Brazilian corporations. The work is based on a sample of 30 companies selected from the industrial, commercial and services sectors. The data were treated through the qualitative (content analysis) and quantitative (cluster analysis and correlation/association analysis) methods. The study concludes that corporate managers understand the concept of Intellectual Capital as it is presented in the literature and that investments have been made in the elements that identify Intellectual Capital. The understanding of the concept has indirectly influenced the performance of the selected companies through actions of investment in human resources. The paper also identifies a gap to be filled by Managerial Accounting in order to provide the information needed for an adequate management of the investments made in Intellectual Capital. The managers who were interviewed are willing to implement in their companies a model designed to evaluate the return on investments made in Intellectual Capital or simply Intellectual Asset(s).
Citação ABNT:
ANTUNES, M. T. P.; MARTINS, E. Capital intelectual: seu entendimento e seus impactos no desempenho de grandes empresas brasileiras. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 4, n. 1, p. 5-21, 2007.
Citação APA:
Antunes, M. T. P., & Martins, E. (2007). Capital intelectual: seu entendimento e seus impactos no desempenho de grandes empresas brasileiras. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 4(1), 5-21.
Link Permanente:
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