A evidenciação contábil: publicação de aspectos sócio-ambientais e econômico-financeiros nas Demonstrações Contábeis

ID:
20554
Resumo:
A contabilidade busca, constantemente, transformar dados e registros em informações úteis, relevantes e transparentes, para atender o maior número de usuários possíveis. Como as necessidades e o grau de conhecimento sobre as demonstrações contábeis são diferentes entre os usuários, questionou-se, então, qual a forma mais eficiente de evidenciação da informação contábil, que poderia facilitar a compreensão e a interpretação de aspectos sócio-ambientais e econômico-financeiros, que tanto interessam para esses usuários. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, utilizando-se como amostra as Demonstrações Contábeis de empresas industriais, sociedades anônimas, do Estado do Espírito Santo. Foram coletados os demonstrativos contábeis referentes ao ano de 2002, publicados em 2003. De acordo com os resultados encontrados, a existência de evidenciação das informações propostas, em empresas capixabas, oscilou entre as Notas Explicativas e o Relatório da Administração, mas, dentro dos objetivos propostos e, avaliando-se o referencial teórico, o Relatório da Administração, como forma de evidenciação, mostrou-se ser mais flexível e interessante para os usuários externos, levando-se em consideração as proxies utilizadas.
Citação ABNT:
DALMÁCIO, F. Z.; PAULO, F. A evidenciação contábil: publicação de aspectos sócio-ambientais e econômico-financeiros nas Demonstrações Contábeis. Brazilian Business Review, v. 1, n. 2, p. 74-74, 2004.
Citação APA:
Dalmácio, F. Z., & Paulo, F. (2004). A evidenciação contábil: publicação de aspectos sócio-ambientais e econômico-financeiros nas Demonstrações Contábeis. Brazilian Business Review, 1(2), 74-74.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20554/a-evidenciacao-contabil--publicacao-de-aspectos-socio-ambientais-e-economico-financeiros-nas-demonstracoes-contabeis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português