A nova teoria institucional em estudos organizacionais: uma abordagem crítica

ID:
20643
Autores:
Periódico:
Resumo:
Nesse artigo apresento uma abordagem crítica do novo institucionalismo, destacando, principalmente, a incoerência interna dessa corrente atualmente dominante nos estudos organizacionais. Na primeira parte do artigo, faço um breve histórico do uso do conceito de instituição nos estudos sociais. Em seguida, analiso a contribuição do novo institucionalismo, mostrando as pesquisas de alguns dos principais representantes dessa linha de estudos. Segue-se uma análise crítica que evidencia, principalmente, as diferentes abordagens que caracterizam a escola, bem como sua incoerência em termos de níveis de análise e bases paradigmáticas. Na conclusão, argumento que o novo institucionalismo não pode ser considerado uma "escola" ou corrente consolidada de estudos organizacionais, uma vez que nele há pontos cruciais de divergência teórica, com implicações empíricas.
Citação ABNT:
PECI, A.A nova teoria institucional em estudos organizacionais: uma abordagem crítica. Cadernos EBAPE.BR, v. 4, n. 1, p. 1-12, 2006.
Citação APA:
Peci, A.(2006). A nova teoria institucional em estudos organizacionais: uma abordagem crítica. Cadernos EBAPE.BR, 4(1), 1-12.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/20643/a-nova-teoria-institucional-em-estudos-organizacionais--uma-abordagem-critica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português