Mecanismos de Governança Corporativa no Brasil: evidências do controle pelo mercado de capitais Outros Idiomas

ID:
21217
Resumo:
Esse trabalho tem por objetivo fazer uma discussão dos mecanismos de governança corporativa no Brasil, especialmente o controle externo pelo mercado de capitais. Em termos específicos faz-se uma revisão bibliográfica de pesquisas que avaliaram a performance: a) do Índice de Governança Corporativa (IGC), indexado a partir de Junho de 2001; e b) de empresas que possuem American Depositary Receipts (ADR’s). Tomados os trabalhos que avaliaram a performance do IGC no seu conjunto evidencia-se que esse índice não apresentou melhor performance em relação aos outros da Bovespa. Entretanto, os estudos que relacionam a performance de empresas emitentes de ADR’s com as práticas de governança corporativa evidenciaram certa convergência nas conclusões, mostrando, no geral, que as empresas que optaram pelo lançamento de ADR’s apresentaram melhor performance após a emissão do recibo.
Citação ABNT:
ROGERS, P.; RIBEIRO, K. C. S. Mecanismos de Governança Corporativa no Brasil: evidências do controle pelo mercado de capitais. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 4, n. 2, p. 17-28, 2006.
Citação APA:
Rogers, P., & Ribeiro, K. C. S. (2006). Mecanismos de Governança Corporativa no Brasil: evidências do controle pelo mercado de capitais. Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, 4(2), 17-28.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/21217/mecanismos-de-governanca-corporativa-no-brasil--evidencias-do-controle-pelo-mercado-de-capitais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português