A proposição de uma ferramenta de auxílio para a concessão de crédito por uma instituição bancária privada Outros Idiomas

ID:
2132
Resumo:
O crédito é fundamental para o desenvolvimento das empresas, pois é ele o grande fomentador dos negócios. Para as instituições bancárias, a quem historicamente cumpre essa função de suprir recursos financeiros, o crédito é o principal negócio. A gestão do risco de crédito, por sua vez, é um assunto que permeia os negócios de todos os bancos, tendo a influência de vários fatores. O Gerente de Relacionamento, como sendo o profissional que intermedia as operações bancárias, deve ser o maior conhecedor das ferramentas de análise do risco de crédito. Sendo assim, o problema a ser respondido por esta pesquisa é: que fatores decisivos fundamentam o Gerente de Relacionamento do Banco Sucesso na concessão de crédito de capital de giro. Para responder a essa questão, fez-se uma pesquisa bibliográfica nas publicações inerentes ao problema de pesquisa. O estudo mostra a análise do risco de crédito sob a ótica dos Seis “C’s” do crédito, critério esse que permeia todo o processo de análise e concessão de crédito. Complementarmente a esta pesquisa bibliográfica foi feito um estudo de caso no Banco Sucesso, no segmento de Pequenas Empresas, com o intuito de verificar os procedimentos adotados pelo Gerente de Relacionamento no momento da concessão do crédito para a empresa Alfa, objetivando confirmar a aplicabilidade da gestão do risco de crédito pelos seis “C’s” e propondo uma ferramenta prática que facilite seu trabalho diário. Conclui-se que a ferramenta proposta no presente estudo, baseada no Seis “C’s” do crédito, fundamentou a concessão do crédito pelo Banco Sucesso para a empresa Alfa.
Citação ABNT:
ECKERT, A.; BIASIO, R.; MECCA, M. S.; ZUKUNELLI, A. A proposição de uma ferramenta de auxílio para a concessão de crédito por uma instituição bancária privada. Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, art. 1, p. 3-29, 2011.
Citação APA:
Eckert, A., Biasio, R., Mecca, M. S., & Zukunelli, A. (2011). A proposição de uma ferramenta de auxílio para a concessão de crédito por uma instituição bancária privada. Revista Gestão Organizacional, 4(1), 3-29.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2132/a-proposicao-de-uma-ferramenta-de-auxilio-para-a-concessao-de-credito-por-uma-instituicao-bancaria-privada/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ASSAF NETO, Alexandre. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas, 2003.

ASSAF NETO, Alexandre; SILVA, César Augusto Tibúrcio. Administração do capital de giro. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira. Fundamentos de metodologia científica. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BERCHIELLI, Francisco O. Economia monetária. São Paulo: Saraiva, 2000.

CAOUETTE, John B.; ALTMAN, Edward I.; NARAYANAN, Paul. Gestão do risco de crédito: o próximo grande desafio financeiro. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed., 2000.

FORTUNA, Eduardo. Mercado financeiro: produtos e serviços. 14 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.

GOMES, Adriano. Gerenciamento do crédito e mensuração do risco de vender. Barueri: Manole, 2003.

HILLBRECHT, Ronald. Economia monetária. São Paulo: Atlas, 1999.

HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

MARCONI, Marina de Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

OLIVEIRA, Gilson Alves de; PACHECO, Marcelo Marques. Mercado financeiro. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, 2005.

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey F. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.

SANTI FILHO, Armando de. Avaliação de riscos de crédito: para gerentes de operações. São Paulo: Atlas, 1997.

SANTOS, Edno Oliveira dos. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.

SAUNDERS, Anthony. Administração de instituições financeiras. São Paulo: Atlas, 2000.

SILVA, José Pereira da. Gestão e análise de risco de crédito. São Paulo: Atlas, 1997.

TEIXEIRA, Ernani. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário. São Paulo: Saraiva, 2002.