Evolução de Gerenciamento pela Qualidade Total para o modelo das Organizações de Aprendizagem Outros Idiomas

ID:
21527
Resumo:
O Gerenciamento pela Qualidade Total (GQT), segundo a corrente de W. E. Deming, comparado ao das Organizações de Aprendizagem (OAs), Peter Senge, revela complementaridade de princípios, confirmando que uma organização, alicerçada na adoção do GQT apresenta características específicas de uma Organização de Aprendizagem. A pesquisa realizada neste trabalho verificou, através de estudo de caso, características símiles: setor de serviços, com alta competitividade e alta taxa de personalização de produtos/serviços por cliente, com mais de quatro anos de adoção do modelo de GQT e certificação ISO 9002. Foram investigadas dez variáveis relativas a características das OAs: grau de desenvolvimento baseado nas cinco disciplinas de Senge (domínio próprio, modelos mentais, aprendizagem em equipe, visão compartilhada e pensamento sistêmico), e outros cinco aspectos do modelo (liderança, inovação, tratamento de erros, clima de abertura e educação contínua), usando-se duas ferramentas, questionário e entrevista, em amostra de 53, de 215 funcionários. A pesquisa demonstrou um alto grau de desenvolvimento de características de uma OA, confirmando que é possível a evolução natural do modelo de Gerenciamento pela Qualidade Total para o das Organizações de Aprendizagem.
Citação ABNT:
LEITE, F. T.; NOGUEIRA, C. E. G. Evolução de Gerenciamento pela Qualidade Total para o modelo das Organizações de Aprendizagem. Gestão & Regionalidade, v. 22, n. 63, p. 54-68, 2006.
Citação APA:
Leite, F. T., & Nogueira, C. E. G. (2006). Evolução de Gerenciamento pela Qualidade Total para o modelo das Organizações de Aprendizagem. Gestão & Regionalidade, 22(63), 54-68.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/21527/evolucao-de-gerenciamento-pela-qualidade-total-para-o-modelo-das-organizacoes-de-aprendizagem/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português