Nova dinâmica espacial da cultura e do turismo na Bahia – base para o planejamento do desenvolvimento turístico fundamentado nos conceitos e práticas de cluster econômico Outros Idiomas

ID:
22220
Resumo:
O artigo aborda a necessidade de visualização do turismo como atividade econômica sob a perspectiva da integração e fortalecimento dos elos que constituem sua cadeia produtiva e da introdução no referencial técnico e metodológico do planejamento do desenvolvimento turístico dos conceitos e práticas de cluster econômico. É tomado como objeto de exemplificação de tal necessidade o turismo na Bahia, analisando- se o seu desempenho no período de 1991 a 2000, com destaque para a importância do PRODETUR I no crescimento do turismo baiano, particularmente a partir da 2a metade da década de 90. Busca caracterizar a integração da cultura e do turismo da Bahia e o seu tratamento como um cluster econômico, no contexto do PRODETUR II, como uma estratégia de diferenciação do “produto Bahia”, numa nova e dinâmica concepção de diversificação e espacialização. Esta caracterização traduz-se em um fator de maior potencialização e alavancagem do desenvolvimento do turismo na Bahia, fundamentado na qualificação de produtos, serviços e recursos humanos, elementos âncoras garantidores de uma home base única e singular, conducente a uma condição de excelência e eficácia na gestão do turismo baiano e de sua maior competitividade e liderança de mercado, em nível regional e nacional.
Citação ABNT:
SILVA, J. A. S.Nova dinâmica espacial da cultura e do turismo na Bahia – base para o planejamento do desenvolvimento turístico fundamentado nos conceitos e práticas de cluster econômico. Turismo: Visão e Ação, v. 4, n. 10, p. 43-62, 2002.
Citação APA:
Silva, J. A. S.(2002). Nova dinâmica espacial da cultura e do turismo na Bahia – base para o planejamento do desenvolvimento turístico fundamentado nos conceitos e práticas de cluster econômico. Turismo: Visão e Ação, 4(10), 43-62.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/22220/nova-dinamica-espacial-da-cultura-e-do-turismo-na-bahia-----base-para-o-planejamento-do-desenvolvimento-turistico-fundamentado-nos-conceitos-e-praticas-de-cluster-economico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português