Dinâmicas de aquisição das redes de conhecimento científico: uma análise em três universidades públicas do estado da Bahia Outros Idiomas

ID:
2248
Resumo:
O propósito deste artigo é lançar luz sobre a dinâmica das redes de conhecimento, nos países em desenvolvimento, por meio da análise da produção científica da maior universidade do Nordeste do Brasil (UFBA) e sua influência sobre algumas instituições regionais de pesquisa no estado da Bahia. Através de um teste de metodologia, as produções científicas, especificamente no campo da química, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) foram minuciosamente analisadas e cruzadas. Por meio da análise de redes sociais investigou-se a existência de pequenos fenômenos do mundo e a importância destes fenômenos na realização da pesquisa nas três universidades. Os resultados obtidos com a pesquisa elucidaram dados de grande interesse sobre a produção científica nessas universidades e comprovaram a importante participação da rede UFBA e das outras duas instituições públicas de pesquisa, bem como a importância dos pesquisadores na consolidação de redes. Este artigo também sugere que a metodologia pode ser adequada à medida que a produção científica seja utilizada como um substituto para o conhecimento científico.
Citação ABNT:
QUINTELLA, R. H.; FREITAS, E. J. S. M.; VENTURA, A. C.; SANTOS, M. A.; ANTONIO, L. Q. Network dynamics in scientific knowledge acquisition: an analysis in three public universities in the state of Bahia. Revista de Administração Pública, v. 43, n. 6, p. 1279-1314, 2009.
Citação APA:
Quintella, R. H., Freitas, E. J. S. M., Ventura, A. C., Santos, M. A., & Antonio, L. Q. (2009). Network dynamics in scientific knowledge acquisition: an analysis in three public universities in the state of Bahia. Revista de Administração Pública, 43(6), 1279-1314.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2248/dinamicas-de-aquisicao-das-redes-de-conhecimento-cientifico--uma-analise-em-tres-universidades-publicas-do-estado-da-bahia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês