Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura Outros Idiomas

ID:
22564
Resumo:
Neste artigo sugere-se que o relato do caso para o ensino pode ser melhorado com o apoio da literatura. Comenta-se os tipos sendo utilizados: o caso-pesquisa (ou background case) que leva à discussão de conceitos e, em mais detalhe, o caso Harvard que apresenta situações específicas com o objetivo de desenvolver habilidades analíticas nos alunos. Finalmente, propõe-se a elaboração de histórias curtas para uso no ensino. Estas permitem apresentar situações dramáticas, com ênfase em sentimentos e emoções humanos. Seu uso torna possível trabalhar aspectos políticos e emocionais da vida nas organizações, incluindo o processo de tomada de decisões. A discussão gerada por histórias deste teor apresenta as seguintes características, segundo um grupo de participantes de um seminário de casos em 1996: "é mais dinâmica, aponta novas questões; estimula a interpretação pessoal, imaginação e reflexão; permite inferências, estimula a busca de pistas, mos¬tra a realidade de maneira complexa e dinâmica".
Citação ABNT:
ROESCH, S. M. A.Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura. Organizações & Sociedade, v. 4, n. 8, p. 119-142, 1997.
Citação APA:
Roesch, S. M. A.(1997). Relato de casos para o ensino, com apoio na literatura. Organizações & Sociedade, 4(8), 119-142.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/22564/relato-de-casos-para-o-ensino--com-apoio-na-literatura/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português