Estrutura organizacional e gestão do conhecimento Outros Idiomas

ID:
22801
Resumo:
Determinar quais os efeitos dos critérios de departamentalização em estruturas organizacionais na geração e disseminação do conhecimento é o objetivo principal proposto nesta pesquisa. Para isto há necessidade de entender como o conhecimento e as informações circulam dentro das organizações, quais tipos de conhecimento são estes, quais processos são utilizados para disseminação dos novos conhecimentos adquiridos, como são gerados os conhecimentos nas organizações, como a empresa está estruturada, dentre outros temas relevantes para o estudo. Com os dados gerais obtidos através da aplicação das entrevistas, foi elaborada uma análise qualitativa para detecção de correlação efetiva entre questões e variáveis. O presente estudo permitiu concluir que a Estrutura Organizacional pode ter efeito substancialmente positivo sobre a Gestão do Conhecimento, principalmente quando adotadas as práticas de trabalho com equipes multidisciplinares para resolução de problemas ou projetos de melhoria e quando coexistirem sistemas de comunicação e ambiente propícios para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento através do contato pessoal, com adequado suporte de tecnologia.
Citação ABNT:
PERROTT, E.; VASCONCELLOS, E. P. G. Estrutura organizacional e gestão do conhecimento. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 4, n. 2, p. 1-18, 2005.
Citação APA:
Perrott, E., & Vasconcellos, E. P. G. (2005). Estrutura organizacional e gestão do conhecimento. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 4(2), 1-18.
DOI:
10.5329/RECADM.20050402002
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/22801/estrutura-organizacional-e-gestao-do-conhecimento/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português