Estimando Combinacões de Risco e Retorno para Novos Fundos Derivativos Outros Idiomas

ID:
23417
Resumo:
Fundos administrados ativamente são tipicamente gerenciados por apostas em relação a um benchmark passivo bem definido. Neste contexto, quando se examina o desenvolvimento e a implantação de um novo fundo derivativos, com uma meta de retorno excessivo, em relação ao benchmark, definida e igual a µ, gerentes precisam estimar o nível de risco σ de taxas excessivas de retorno. Esta estimativa é crítica para avaliar se o produto é comercialmente viável e para definir os limites de risco para o gestor, se o produto for implantado. Este trabalho prossegue para desenvolver a solução do problema de estimar o nível de risco σ, assumindo uma forma especial do modelo binomial, no contexto da estrutura de market timing desenvolvida por Merton (1981). O trabalho mostra que duas variáveis são relevantes para a solução do problema proposto. A primeira e mais relevante é o nível de habilidade do gestor. Um gestor mais habilidoso é capaz de operar um produto com menos risco para a mesma meta de retorno excessivo µ. A segunda variável relevante é a relação de troca entre risco e retorno determinada pelas oportunidades de investimento disponíveis no mercado. Quanto menores os acréscimos de exposição ao a risco necessários para obter um acréscimo em retornos excessivos, menos risco terá o produto. Após resolver o problema sob suposições específicas, o trabalho prossegue para testar empiricamente sua validade usando uma amostra representativa de fundos derivativos – hedge funds – no mercado brasileiro. Os resultados empíricos apóiam estatisticamente a validade das suposições apresentadas.
Citação ABNT:
BRITO, N.; BONA, A.; TACIRO JR, A. Estimando Combinacões de Risco e Retorno para Novos Fundos Derivativos. Revista Brasileira de Finanças, v. 2, n. 2, p. 119-136, 2004.
Citação APA:
Brito, N., Bona, A., & Taciro Jr, A. (2004). Estimando Combinacões de Risco e Retorno para Novos Fundos Derivativos. Revista Brasileira de Finanças, 2(2), 119-136.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/23417/estimando-combinacoes-de-risco-e-retorno-para-novos-fundos-derivativos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português