Modelando e Prevendo a Volatilidade dos Retornos de Ativos Brasileiros: uma Abordagem da Variância Realizada Outros Idiomas

ID:
23569
Resumo:
O artigo tem por objetivo modelar a volatilidade diária de cinco dos ativos mais negociados na bolsa de valores de São Paulo. A abordagem utilizada é baseada em dados intra-diários e o estimador conhecido como variância realizada é adotado. As principais conclusões são: em primeiro lugar, os retornos diários padronizados pela volatilidade realizada são aproximadamente normais. Além disso, as log-volatilidades também apresentam distribuições bem próximas da normal. Finalmente, ao contrário da literatura corrente, não há evidências de memória longa na série de volatilidade e um simples modelo de memória curta é suficiente para modelar e prever as séries diárias de volatilidade.
Citação ABNT:
CARVALHO, M.; FREIRE, M. A.; MEDEIROS, M. C.; SOUZA, L. Modeling and Forecasting the Volatility of Brazilian Asset Returns: a Realized Variance Approach. Revista Brasileira de Finanças, v. 4, n. 1, p. 55-77, 2006.
Citação APA:
Carvalho, M., Freire, M. A., Medeiros, M. C., & Souza, L. (2006). Modeling and Forecasting the Volatility of Brazilian Asset Returns: a Realized Variance Approach. Revista Brasileira de Finanças, 4(1), 55-77.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/23569/modelando-e-prevendo-a-volatilidade-dos-retornos-de-ativos-brasileiros--uma-abordagem-da-variancia-realizada/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês