Tendenciosidade do Mercado Futuro de Câmbio: risco cambial ou erros sistemáticos de previsão? Outros Idiomas

ID:
23572
Resumo:
A taxa de câmbio futura é amplamente utilizada em finanças internacionais sempre que se torna necessária a análise das expectativas em relação aos movimentos futuros da taxa de câmbio. O câmbio futuro também é útil na identificação da existência do prêmio de risco cambial. Uma proposição sobre o mercado cambial diz que a diferença entre a taxa de câmbio spot e a taxa futura seria uma previsão dos movimentos futuros da taxa de câmbio. No entanto essa previsão raramente é precisa. Esta tendenciosidade do câmbio futuro pode ser atribuída a um prêmio de risco cambial, que seria o diferencial esperado de retorno requerido pelos investidores para adquirir um título em moeda doméstica. Este viés das previsões, obtido via sinalização do mercado futuro de câmbio, pode também ser atribuído a um erro sistemático de previsão. Analisamos a eficiência e a racionalidade do mercado de câmbio futuro no Brasil no perodo entre abril de 1995 e dezembro de 1998, durante o qual vigorou um regime de câmbio administrado.
Citação ABNT:
CHRITY, D.; GARCIA, M.; MEDEIROS, M. C. Tendenciosidade do Mercado Futuro de Câmbio: risco cambial ou erros sistemáticos de previsão?. Revista Brasileira de Finanças, v. 4, n. 2, p. 123-140, 2006.
Citação APA:
Chrity, D., Garcia, M., & Medeiros, M. C. (2006). Tendenciosidade do Mercado Futuro de Câmbio: risco cambial ou erros sistemáticos de previsão?. Revista Brasileira de Finanças, 4(2), 123-140.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/23572/tendenciosidade-do-mercado-futuro-de-cambio--risco-cambial-ou-erros-sistematicos-de-previsao-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português