Orçamento de despesas de marketing: uma proposição de modelo aplicável à pequena empresa Outros Idiomas

ID:
23756
Periódico:
Resumo:
Este artigo trata de orçamento de despesas de marketing enquanto um componente básico do planejamento de marketing e do processo de gerenciamento e controle das atividades de marketing. Tem por objetivos examinar os aspectos fundamentais do processo de estruturação do orçamento de despesas de marketing, sugerir métodos de planejamento, operacionalização e controle do orçamento, e colocar o orçamento de despesas de marketing em sua perspectiva de importância adequada. A elaboração deste trabalho foi baseada em um levantamento bibliográfico sobre o assunto e na vivência dos autores com pequenas empresas e com a implementação de orçamentos de despesas em diferentes organizações. Os principais assuntos tratados são: caracterização do orçamento de despesas de marketing, tipos de despesas que compõem o orçamento de marketing, abrangência e formato de apresentação do orçamento de despesas, sistemática de contabilização das despesas, definição do montante de gastos e da forma de distribuição de verba, e sistemática de controle e monitoramento do orçamento de despesas.
Citação ABNT:
SARQUIS, A. B.; IKEDA, A. A. Orçamento de despesas de marketing: uma proposição de modelo aplicável à pequena empresa. Revista Alcance, v. 10, n. 1, p. 63-112, 2003.
Citação APA:
Sarquis, A. B., & Ikeda, A. A. (2003). Orçamento de despesas de marketing: uma proposição de modelo aplicável à pequena empresa. Revista Alcance, 10(1), 63-112.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português