Considerações sobre o estudo de estratégias competitivas no setor de serviços sob o enfoque das escolas de Planejamento e de Aprendizado Outros Idiomas

ID:
23760
Periódico:
Resumo:
Este artigo tem como foco central o estudo de diversas características presentes em alguns modelos de estratégias, e a possibilidade de apropriação dessas para o setor de serviços, com o intuito de identificar aspectos que possam favorecer a consolidação desse setor. Foram apresentados os conceitos de estratégia empresarial, estratégia competitiva, estratégia de serviços e de modelos de estratégias. Isto posto, escolheu-se a proposta das Dez Escolas preconizadas por Mintzberg (2000) como parâmetro de análise e, nelas, privilegiou-se as escolas de Planejamento e de Aprendizado para análise dos modelos. A seguir, fez-se um detalhamento e um enquadramento dos serviços nos dois modelos básicos de estratégia, de acordo com as componentes Interação/Personalização e Intensidade de mão-de-obra. O resultado evidenciou que a Escola de Aprendizado apresenta características que a tornam mais propícia para otimização do setor de serviços, embora a perspectiva da Escola de Planejamento também apresente vantagens na aplicação ao setor.
Citação ABNT:
ERDMANN, R. H.; REBELO, L. M. B. Considerações sobre o estudo de estratégias competitivas no setor de serviços sob o enfoque das escolas de Planejamento e de Aprendizado. Revista Alcance, v. 10, n. 2, p. 191-128, 2003.
Citação APA:
Erdmann, R. H., & Rebelo, L. M. B. (2003). Considerações sobre o estudo de estratégias competitivas no setor de serviços sob o enfoque das escolas de Planejamento e de Aprendizado. Revista Alcance, 10(2), 191-128.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português