Título Inglês:
Society and business: a correlational study between the strategic role of Corporate Social Responsibility and the level of social commitment in Brazilian companies
Título Espanhol:
Sociedad y negocios: un estudio correlacional entre el papel estratégico de la Responsabilidad Social Corporativa y el grado de comprometimiento social de las empresas brasileñas
Resumo:
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) refere-se à idéia de que as empresas devem contribuir para o bem-estar da sociedade. Este tema vem recebendo uma cobertura sem precedentes, tanto no ambiente empresarial como no acadêmico. São oportunas, portanto, pesquisas que aprofundem seu entendimento. O estudo que deu origem a este artigo teve dois propósitos: 1) Elucidar como a RSC está presente nas Estratégias de Negócios das empresas brasileiras e 2) Analisar qual a relação existente entre tal presença e o grau de comprometimento social das empresas. O trabalho se caracterizou por uma análise sobre os dados coletados por Ficher e outros (2002a). Utilizouse, como forma de análise dos resultados, a técnica multivariada chamada Correlação Canônica. À guisa de uma conclusão, percebeu-se que, embora muitas empresas declarem dar importância à sinergia entre suas práticas sociais e as estratégias, poucas efetivaram tal relacionamento. Por outro lado, observou-se alta correlação positiva entre as empresas que desenvolvem esta associação e seus níveis de comprometimento social.
Resumo Inglês:
Corporate Social Responsibility (CSR) refers to the idea that companies should contribute to the well-being of society. This theme has received unprecedented attention, in both the business and academic worlds. However, the studies which look at this subject in greater depth are timely. The study which formed the basis of this article had two proposals: (1) to clarify the form taken by CSR in the business strategies of Brazilian companies and (2) to analyze the existing relationship between the presence of such strategies and the company’s level of social commitment. The work consists of an analysis of the data collected by FISCHER et al. (2002a). To analyze the results, it used the multivariate technique known as Canonical Correlation. By way of conclusion, it was observed that although many companies claim they attach importance to the synergy between their social practices and strategies, few actually put this relationship into practice. On the other hand, a high positive correlation was observed among companies which developed this association and their levels of social commitment.
Resumo Espanhol:
La responsabilidad Social Corporativa (RSC) se refiere a la idea de que las empresas deben contribuir para el bienestar de la sociedad. Este tema está recibiendo una cobertura sin precedentes, tanto en el ambiente empresarial como en el académico. Son oportunas, por lo tanto, las investigaciones que profundicen su entendimiento. El estudio que dio origen a este artículo tuvo dos propósitos: (1) Elucidar como la RSC está presente en las Estrategias de Negocios de las empresas brasileñas y (2) Analizar cuál es la relación existente entre tal presencia y el grado de comprometimiento social de las empresas. El trabajo se caracterizó por un análisis sobre los datos colectados por FISCHER et al. (2002a). Se utilizó, como forma de análisis de los resultados, la técnica multivariada llamada Correlación Canónica. A la guisa de conclusión, se percibió que, a pesar de que muchas empresas declaren dar importancia a la sinergia entre sus prácticas sociales y las Estrategias, pocas efectivaron tal relación. Por otro lado, se observó una alta correlación positiva entre las empresas que desarrollan esta asociación y sus niveles de comprometimiento social.
Citação ABNT:
BARBERO, E. R.; FISCHMANN, A. A. Sociedade e negócios: um estudo correlacional entre o papel estratégico da Responsabilidade Social Corporativa e o grau de comprometimento social das empresas brasileiras. Revista Alcance, v. 11, n. 1, p. 137-156, 2004.
Citação APA:
Barbero, E. R., & Fischmann, A. A. (2004). Sociedade e negócios: um estudo correlacional entre o papel estratégico da Responsabilidade Social Corporativa e o grau de comprometimento social das empresas brasileiras. Revista Alcance, 11(1), 137-156.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/23780/sociedade-e-negocios--um-estudo-correlacional-entre-o-papel-estrategico-da-responsabilidade-social-corporativa-e-o-grau-de-comprometimento-social-das-empresas-brasileiras/i/pt-br