Impactos da cultura organizacional no processo de aquisição relacionada: perspectivas teóricas para analisar o fenômeno Outros Idiomas

ID:
23992
Periódico:
Resumo:
Este trabalho revela as manifestações de consenso e ambigüidades em um ambiente de mudança no processo de aquisição de empresas relacionadas do setor siderúrgico. Tomando como parâmetro o estudo da formação do maior grupo siderúrgico de aços planos da América Latina, a análise da dinâmica do encontro de duas organizações é realizada seguindo a estrutura de dimensão cultural proposta por MARTIN (2002). Da aplicação dessas perspectivas e considerando o contexto cultural sob o qual as duas siderúrgicas se estabeleceram, várias considerações puderam ser realizadas. Pela Integração pode-se entender as manifestações que apontavam para um consenso em torno das propostas da direção do grupo adquirente. Com a perspectiva da Diferenciação, foi possível verificar as diferentes posições dos grupos organizacionais no tocante aos modelos de mudança propostos. Sob o enfoque da Fragmentação, conseguiu-se apurar os posicionamentos ambíguos e as múltiplas interpretações dos trabalhadores em relação ao evento. Chegou-se à conclusão de que os significados advindos das interpretações que as diferentes subculturas e indivíduos atribuem ao evento revelam importantes insights para os estudos culturais em aquisições.
Citação ABNT:
PARDINI, D. J.Impactos da cultura organizacional no processo de aquisição relacionada: perspectivas teóricas para analisar o fenômeno. Revista Alcance, v. 14, n. 2, p. 289-312, 2007.
Citação APA:
Pardini, D. J.(2007). Impactos da cultura organizacional no processo de aquisição relacionada: perspectivas teóricas para analisar o fenômeno. Revista Alcance, 14(2), 289-312.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/23992/impactos-da-cultura-organizacional-no-processo-de-aquisicao-relacionada--perspectivas-teoricas-para-analisar-o-fenomeno/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português