Inovações, pequenas empresas e interações com instituições de ensino/pesquisa em arranjos produtivos locais de Setores de Tecnologia Avançada Outros Idiomas

ID:
24071
Resumo:
O trabalho analisa as especificidades da geração de inovações por empresas de pequeno porte, destacando-se, em especial, as possibilidades advindas das interações de pequenas empresas com instituições de ensino/pesquisa em arranjos produtivos locais. Apresenta-se, inicialmente, uma discussão teórico/conceitual fundamentada em desenvolvimentos recentes do enfoque neo-schumpeteriano. Na seqüência, são apresentados alguns dados de duas aglomerações presentes no estado de Minas Gerais, a saber, a aglomeração de empresas de eletrônica/telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí e a de biotecnologia de Belo Horizonte. A pesquisa de campo obteve dados, nos quais as conclusões deste trabalho se baseiam, sobre a geração de inovações bem como sobre as fontes de informação utilizadas pelas empresas neste processo.
Citação ABNT:
BOTELHO, M. D. R. A.; CARRIJO, M. C.; KAMASAKI, G. Y. Inovações, pequenas empresas e interações com instituições de ensino/pesquisa em arranjos produtivos locais de Setores de Tecnologia Avançada. Revista Brasileira de Inovação, v. 6, n. 2, p. 331-371, 2007.
Citação APA:
Botelho, M. D. R. A., Carrijo, M. C., & Kamasaki, G. Y. (2007). Inovações, pequenas empresas e interações com instituições de ensino/pesquisa em arranjos produtivos locais de Setores de Tecnologia Avançada. Revista Brasileira de Inovação, 6(2), 331-371.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/24071/inovacoes--pequenas-empresas-e-interacoes-com-instituicoes-de-ensino-pesquisa-em-arranjos-produtivos-locais-de-setores-de-tecnologia-avancada/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português