Internet: desafio para uma Contabilidade Interativa Outros Idiomas

ID:
24078
Resumo:
O fenômeno explosivo da Internet, insuspeitado há 10 anos, e que hoje se expande de modo acelerado e abrangente em todas as atividades humanas, tem impactos relevantes também na contabilidade. A interatividade, como característica da nova forma de comunicação inaugurada com a Internet, apresenta desafios ao Sistema Contábil Gerencial, cujas respostas, na forma de uma visão interativa da empresa, do patrimônio e do processo de gestão, se expressam na abordagem do Sistema de Gestão Econômica. As insuficiências da Contabilidade Financeira em expressar a realidade das empresas da nova economia no mercado de capitais são igualmente identificadas. Ao mesmo tempo, são comentadas as oportunidades que se abrem à contabilidade financeira, com a divulgação das demonstrações mediante os recursos de linguagem da Internet, com base nos projetos desenvolvidos por entidades reguladoras, particularmente pelo International Accounting Standards Committee (IASC). Com o incremento da comunicação contábil interativa via Internet e com o aprofundamento do debate sobre a contabilização das empresas de ativos intelectuais intensivos, como as da nova economia, preconiza-se, sob a égide da interatividade, uma renovação da Contabilidade Financeira e sua maior aproximação da Contabilidade Gerencial, com base nos fundamentos da Teoria Contábil.
Citação ABNT:
CATELLI, A.; SANTOS, E. S. Internet: desafio para uma Contabilidade Interativa. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 12, n. 25, p. 24-41, 2001.
Citação APA:
Catelli, A., & Santos, E. S. (2001). Internet: desafio para uma Contabilidade Interativa. Revista Contabilidade & Finanças - USP, 12(25), 24-41.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/24078/internet--desafio-para-uma-contabilidade-interativa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português