Remuneração em opções de ações: o SFAS 123 revisado Outros Idiomas

ID:
24276
Resumo:
Diferentes mecanismos de remuneração têm sido desenvolvidos com o intuito de estimular os empregados a agir com foco na maximização do valor da firma. Uma das maneiras utilizadas pelas empresas na busca desse objetivo é a remuneração vinculada à entrega de ações ou opções de ações da empresa para os empregados (chamada genericamente de remuneração baseada em ações) em troca de seus serviços. Contudo, a utilização desse instrumento acarreta algumas questões controversas para a Contabilidade. Esse tipo de remuneração deve ser reconhecido como despesa? Opções de compra lançadas pela empresa para a remuneração de seus funcionários representam um passivo ou um item do patrimônio líquido? Por qual valor deve ser mensurado esse tipo de remuneração? E qual o período que deve ser considerado para a contabilização? No intuito de regulamentar o assunto, o FASB emitiu o SFAS 123 revisado. Este trabalho aborda os temas relacionados com a remuneração baseada em ações, concentrando-se na remuneração com opções de ações, e objetiva expor e analisar o arcabouço conceitual do SFAS 123 revisado. Para isso apresenta a evolução histórica da controversa normatização do tema, discorre sobre os principais conceitos emanados do SFAS 123 revisado e aborda a argumentação utilizada pelo FASB para o embasamento teórico da norma.
Citação ABNT:
GALDI, F. C.; CARVALHO, N. Remuneração em opções de ações: o SFAS 123 revisado. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 17, n. n.spe1, p. 23-35, 2006.
Citação APA:
Galdi, F. C., & Carvalho, N. (2006). Remuneração em opções de ações: o SFAS 123 revisado. Revista Contabilidade & Finanças - USP, 17(n.spe1), 23-35.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/24276/remuneracao-em-opcoes-de-acoes--o-sfas-123-revisado/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português