Educação on-line em Contabilidade: propensão e aspectos curriculares Outros Idiomas

ID:
24311
Resumo:
Com base na literatura envolvendo educação na área de negócios, bem como nos achados de pesquisadores da área de desenvolvimento de recursos humanos e considerando as necessidades educacionais e de treinamento no ambiente de trabalho, este estudo foca a análise da metacognição e propensão de estudantes-executivos (alunos adultos trabalhadores) em participar de disciplinas oferecidas on-line relacionadas a programas de MBA com ênfase em Contabilidade e áreas afins, além de explorar quais conteúdos específicos podem estar relacionados a esse fenômeno. O crescimento da oferta de cursos on-line, considerando a flexibilidade e adaptabilidade que essa modalidade de ensino permite, reforça a importância da compreensão dos fatores que influenciam a propensão à participação. Segundo dados do Anuário Brasileiro Estatístico de EAD 2007, um em cada 80 brasileiros estudoupor EAD em 2006. Foram cerca 2.279.000 alunos a distância matriculados em vários tipos (ensino credenciado, educação corporativa e em outros projetos nacionais e regionais) dentre os 889 cursos a distância (credenciados pelo Sistema de Ensino – MEC e conselhos estaduais de educação). Esses números confirmam a importância de se examinar esse tema. Foi estudada uma amostra composta de 189 alunos de pós-graduação matriculados em programas de MBA em Contabilidade, no formato presencial, oferecido por reconhecida instituição brasileira de ensino e pesquisa (a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI, órgão de apoio ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP). Além da análise estatística descritiva, estudos e testes de correlação, de comparação de médias e análise de conglomerados foram conduzidos para apoiar a discussão e resposta às questões de pesquisa aqui estabelecidas. De forma integrada, os resultados reforçam a premissa de que o conteúdo de disciplinas possui papel relevante na propensão dos estudantes em participar de cursos on-line. Implicações para as dimensões acadêmicas e profissionais, assim como sugestões para futuras pesquisas são também apresentadas.
Citação ABNT:
CORNACHIONE JUNIOR, E. B.; NOVA, S. P. C. C.; TROMBETTA, M. R. Educação on-line em Contabilidade: propensão e aspectos curriculares. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 18, n. 45, p. 9-21, 2007.
Citação APA:
Cornachione Junior, E. B., Nova, S. P. C. C., & Trombetta, M. R. (2007). Educação on-line em Contabilidade: propensão e aspectos curriculares. Revista Contabilidade & Finanças - USP, 18(45), 9-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/24311/educacao-on-line-em-contabilidade--propensao-e-aspectos-curriculares/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português