Inovação tecnológica empresarial nas regiões do Brasil: análise dos indicadores da Pintec 2003-IBGE Outros Idiomas

ID:
24515
Resumo:
Este artigo busca contribuir para o desenvolvimento de um quadro teórico-conceitual e de uma base empírica que permitam melhor compreender a inovação tecnológica. A metodologia envolveu o levantamento de dados da Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (PINTEC-IBGE) e a compilação de um conjunto de indicadores de inovação, além da revisão da literatura especializada. Nos espaços tecnologicamente periféricos, como é o caso brasileiro, as abordagens associadas ao aprendizado organizacional, aos sistemas nacionais de inovação, bem como as práticas de gestão da informação e do conhecimento, são referências conceituais relevantes para compor o quadro conceitual de inovação incremental. Quanto à base empírica, a análise dos indicadores confirma a idéia de que a inovação envolve elementos outros que não apenas aqueles essencialmente econômicos. O setor de atuação das empresas, as sinergias e arranjos produtivos regionais e o apoio governamental são fatores que explicam por que regiões como o Norte, Nordeste e Sul – que possuem menor capacidade econômica de produção do que o Sudeste – se destacam em termos de inovação tecnológica.
Citação ABNT:
ROCHA, E. M. P.Inovação tecnológica empresarial nas regiões do Brasil: análise dos indicadores da Pintec 2003-IBGE. Revista Gestão & Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 143-162, 2007.
Citação APA:
Rocha, E. M. P.(2007). Inovação tecnológica empresarial nas regiões do Brasil: análise dos indicadores da Pintec 2003-IBGE. Revista Gestão & Tecnologia, 7(1), 143-162.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/24515/inovacao-tecnologica-empresarial-nas-regioes-do-brasil--analise-dos-indicadores-da-pintec-2003-ibge/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português