Redes em Organizações Não-Governamentais: estudo de caso do comitê para democratização da informática Outros Idiomas

ID:
24824
Resumo:
Assim como no mundo empresarial, organizações não-governamentais – ONGs têm se desenvolvido na lógica de redes e parcerias, alavancando o desenvolvimento do Terceiro Setor e redefinindo seu espaço no mundo interconectado. Além disso, as ONGs passam a construir modelos organizacionais próprios, de acordo com as novas necessidades para consecução de seus objetivos muitas vezes também redefinidos. O artigo analisa o modelo organizacional do Comitê para Democratização da Informática, a Rede CDI, buscando entender como está estruturado e como atingiu notoriedade na área social. O CDI é uma ONG brasileira que busca soluções para a questão da exclusão digital, por meio, principalmente, do modelo de ‘franquia social’ de suas escolas, no Brasil e no exterior. Ao aprendizado da tecnologia, com vistas à formação para o mercado de trabalho, se associam discussões que conscientizam e despertam a cidadania, propiciando a inclusão digital e social de jovens de comunidades carentes, através de um modelo organizacional e pedagógico simples, mas impactante nas comunidades. Além da força legítima do projeto do CDI, fator essencial que tem permitido a replicação do modelo é a combinação dos ideais de uma organização sem fins lucrativos com o gerenciamento profissional da rede.
Citação ABNT:
VENTURA, E. C. F.; DARBILLY, L. V. C. Redes em Organizações Não-Governamentais: estudo de caso do comitê para democratização da informática. Revista de Ciências da Administração, v. 6, n. 12, p. 89-107, 2004.
Citação APA:
Ventura, E. C. F., & Darbilly, L. V. C. (2004). Redes em Organizações Não-Governamentais: estudo de caso do comitê para democratização da informática. Revista de Ciências da Administração, 6(12), 89-107.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/24824/redes-em-organizacoes-nao-governamentais--estudo-de-caso-do-comite-para-democratizacao-da-informatica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português