Cálculo da depreciação de máquinas e equipamentos com a aplicação do método do Custo Anual Uniforme Equivalente e da Interpolação Linear, associado ao Direcionador de Custo Tempo

ID:
25133
Resumo:
A apropriação dos custos indiretos de produção apresenta-se, no contexto econômico atual, como uma preocupação na busca de um diferencial competitivo, em relação ao custo e preço do produto. O sistema de custeio baseado em atividades surgiu na tentativa de amenizar as dificuldades quanto a melhor alocação destes custos. A questão que se apresenta neste artigo consiste na forma de cálculo do custo das máquinas utilizadas na produção, em especial o custo da depreciação e manutenção das mesmas, enquanto componente significativo dos custos indiretos de fabricação da empresa, com o uso de ferramentas matemáticas/financeiras. Por meio de um caso hipotético evidencia-se a aplicação do método do custo anual uniforme equivalente e da interpolação linear para o cálculo da depreciação de máquinas e equipamentos, associado ao direcionador de custo tempo, que é preconizado no sistema ABC para fins de sua alocação às atividades e destas aos produtos.
Citação ABNT:
WAGNER, P. V.; MOURA, V. M.; BEUREN, I. M. Cálculo da depreciação de máquinas e equipamentos com a aplicação do método do Custo Anual Uniforme Equivalente e da Interpolação Linear, associado ao Direcionador de Custo Tempo. Contabilidade Vista & Revista, v. 11, n. 2, p. 26-42, 2000.
Citação APA:
Wagner, P. V., Moura, V. M., & Beuren, I. M. (2000). Cálculo da depreciação de máquinas e equipamentos com a aplicação do método do Custo Anual Uniforme Equivalente e da Interpolação Linear, associado ao Direcionador de Custo Tempo. Contabilidade Vista & Revista, 11(2), 26-42.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/25133/calculo-da-depreciacao-de-maquinas-e-equipamentos-com-a-aplicacao-do-metodo-do-custo-anual-uniforme-equivalente-e-da-interpolacao-linear--associado-ao-direcionador-de-custo-tempo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português