O balanço social na gestão das instituições de ensino superior

ID:
25155
Resumo:
O Balanço Social é um instrumento novo na Contabilidade Brasileira, que surgiu a partir de algumas discussões na década de oitenta na Universidade de São Paulo, mas foi a partir de 1996 com os artigos e entrevistas do Sociólogo Herbert de Souza, que ganhou força junto ao empresariado brasileiro. Ainda assim, muito poucas empresas o utilizam como fonte de informações de natureza social para tomada de decisões. A sociedade moderna conclama que as instituições, de qualquer nível ou natureza, devem assumir sua responsabilidade no campo social em que atuam. É propósito desta pesquisa, além de resgatar os aspectos históricos e contextualizados do Balanço Social no Brasil, sugerir um modelo que se adapte as Instituições de Ensino Superior. Os resultados obtidos permitiram a construção de um modelo de Balanço Social que, além de pioneiro, é inovador no país. Concluímos que sua utilização beneficiará qualquer tipo de instituição de ensino superior na divulgação e transparência de suas informações de caráter social.
Citação ABNT:
NEGRA, C. A. S.; TEIXEIRA, F. S.; CARMO, R. F. O balanço social na gestão das instituições de ensino superior. Contabilidade Vista & Revista, v. 12, n. 3, p. 9-34, 2001.
Citação APA:
Negra, C. A. S., Teixeira, F. S., & Carmo, R. F. (2001). O balanço social na gestão das instituições de ensino superior. Contabilidade Vista & Revista, 12(3), 9-34.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/25155/o-balanco-social-na-gestao-das-instituicoes-de-ensino-superior/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português