Uma análise sobre os processos de expatriação e repatriação em organizações brasileiras Outros Idiomas

ID:
2526
Resumo:
No contexto do crescente envolvimento de empresas em atividades internacionais, o objetivo deste artigo é analisar aspectos que favorecem ou dificultam processos de expatriação e repatriação, vivenciados por profissionais de organizações brasileiras que desenvolvem operações internacionais. Examinam-se aspectos relacionados à adaptação pessoal, profissional e familiar, como também a políticas e práticas de pessoas voltadas aos processos de expatriação
e repatriação. A metodologia do estudo é de natureza qualitativa, com caráter exploratório descritivo. A coleta de dados foi realizada em sete organizações brasileiras com operações internacionais, eleitas por intencionalidade, e em uma empresa de consultoria. Realizaram-se vinte entrevistas em profundidade com profissionais expatriados/repatriados e profissionais de recursos humanos. Os resultados sugerem que a adaptação no plano pessoal, profissional e familiar em processos de expatriação e repatriação é favorecida por aspectos como a proximidade cultural, o domínio do idioma do país anfitrião, os relacionamentos fora do trabalho, a disposição ao risco, a flexibilidde e ambição, a capacidade técnica, a perspectiva de ascensão profissional, a mudança da dinâmica familiar. Verificou-se também que as políticas e práticas de gestão de pessoas em organizações brasileiras favorecem parcialmente os processos de expatriação e repatriação. O estudo revela que práticas informais e o valor atribuído à experiência internacional como forma de recompensa estão presentes na expatriação de executivos brasileiros.
Citação ABNT:
VIANNA, N. P.; SOUZA, Y. S. Uma análise sobre os processos de expatriação e repatriação em organizações brasileiras. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 6, n. 4, p. 340-353, 2009.
Citação APA:
Vianna, N. P., & Souza, Y. S. (2009). Uma análise sobre os processos de expatriação e repatriação em organizações brasileiras. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 6(4), 340-353.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2526/uma-analise-sobre-os-processos-de-expatriacao-e-repatriacao-em-organizacoes-brasileiras/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português