Tipologia dos comensais franceses e suas especificidades de consumo Outros Idiomas

ID:
2555
Resumo:
O objetivo deste artigo foi de fazer uma síntese dos comportamentos de consumo declaradospor consumidores franceses e dos principais fatores que os levaram a declarar tais comportamentos.Os dados apresentados neste trabalho constam em um estudo francês denominado Barômetro da Saúdee da Nutrição, realizado pelo Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde (INPES). Apartir de uma análise de correspondência múltipla, seguida de uma classificação ascendente hierárquica,elaborou-se uma tipologia de consumidores de alimentos. Para melhor distinguir os principaistipos de consumidores, segundo seus modelos alimentares declarados, optou-se por utilizar os dadosreferentes às práticas alimentares de uma semana típica e a amostra utilizada considerou, apenas, asrespostas dos indivíduos que revelaram idade superior a 25 anos. Foram retidos onze modelos alimentaresde grupos de consumidores, os quais foram redistribuídos em quatro subconjuntos. Os resultadosmostram que diferentes modelos alimentares, onde a relação entre alimentação e saúde é mencionada,são citados como aqueles que representa melhor suas práticas de consumo em uma semana típica.Contudo, percebeu-se que, a busca pelo prazer, comportamento característico do modelo gastronomiafrancesa tradicional, é, ainda, dominante. Contudo, o que se vê surgindo são modelos que mesclam osdois modelos mencionados anteriormente, ou seja, modelos que variam segundo contextos de consumo(busca pelo prazer alimentar, sem deixar de considerar a preocupação com a saúde). Recomendaçõesnutricionais, disponibilizadas em Planos Nacionais de Nutrição e Saúde (PNNS), bem como asinformações sobre os benefícios da adoção de práticas alimentares mais saudáveis, veiculadas emdiferentes meios de comunicação, acabam influenciando os indivíduos e, conseqüentemente, suasatitudes em relação aos alimentos.
Citação ABNT:
LAMBERT, J. L.; CHEUNG, T. L. Tipologia dos comensais franceses e suas especificidades de consumo. Desafio: Revista de Economia e Administração (continua como Desafio Online), v. 10, n. 22, p. 5-17, 2009.
Citação APA:
Lambert, J. L., & Cheung, T. L. (2009). Tipologia dos comensais franceses e suas especificidades de consumo. Desafio: Revista de Economia e Administração (continua como Desafio Online), 10(22), 5-17.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2555/tipologia-dos-comensais-franceses-e-suas-especificidades-de-consumo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português