Oportunidades e desafios à comercialização de mel de abelhas produzido por povos indígenas do Estado de Santa Catarina: uma pesquisa exploratória Outros Idiomas

ID:
2563
Resumo:
Este trabalho se refere a um estudo maior realizado no âmbito de um projeto, denominado Microbacias2, que tem como uma de suas diretrizes a inserção de populações tradicionais – indígenas – em processos dedesenvolvimento socioeconômico e ambiental. Tal projeto está sendo realizado na Secretaria de Estado daAgricultura e Política Rural (governo do Estado de Santa Catarina), tendo como instituição financiadora oBanco Mundial. Neste artigo são apresentados resultados de parte daquele estudo, os quais são referentes aosentraves ligados à comercialização de mel de abelhas produzido por povos indígenas e às razões de consumode um mel com selo social agregado. Em se tratando de uma pesquisa exploratória, foram entrevistadosalguns agentes dos poderes púbico e privado da cadeia em questão, os quais forneceram importantes informaçõesacerca dos entraves à comercialização daquele produto. Além disso, foram entrevistados consumidoresde mel de abelhas. As entrevistas com consumidores permitiram uma melhor compreensão das diferentesrazões que os faria optar por um mel de abelhas produzido por povos indígenas. Os resultados obtidos dapesquisa exploratória representaram informações bastante úteis para a proposição de estratégias de ação paraa cadeia como um todo de modo a buscar obter maior vantagem competitiva.
Citação ABNT:
CHEUNG, T. L.; GERBER, R. M. Oportunidades e desafios à comercialização de mel de abelhas produzido por povos indígenas do Estado de Santa Catarina: uma pesquisa exploratória. Desafio: Revista de Economia e Administração (continua como Desafio Online), v. 10, n. 21, p. 29-41, 2009.
Citação APA:
Cheung, T. L., & Gerber, R. M. (2009). Oportunidades e desafios à comercialização de mel de abelhas produzido por povos indígenas do Estado de Santa Catarina: uma pesquisa exploratória. Desafio: Revista de Economia e Administração (continua como Desafio Online), 10(21), 29-41.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/2563/oportunidades-e-desafios-a-comercializacao-de-mel-de-abelhas-produzido-por-povos-indigenas-do-estado-de-santa-catarina--uma-pesquisa-exploratoria/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português