A gestão pública municipal e a eficiência dos gastos públicos: uma investigação empírica entre as políticas públicas e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Estado de São Paulo Outros Idiomas

ID:
26026
Resumo:
As políticas públicas dos países são decorrentes das metas estabelecidas nas conferências mundiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Por sua vez, o poder público atua em seguimentos essenciais como: saúde, educação, habitação, dentre outros. Esta pesquisa tem como objetivo diagnosticar e analisar as variáveis condicionantes entre as políticas públicas e o nível de desenvolvimento humano (IDH) dos municípios do Estado de São Paulo. Com o uso de técnicas de análise multivariada, contatou-se que o relacionamento entre investimentos público e IDH não apresentam relacionamento linear; ainda nesta mesma linha, averiguou-se que os municípios que realizaram maiores investimentos, necessariamente não estão no cluster dos que possuem melhores IDH. Entretanto, variáveis econômicas (investimentos realizados) e as características socioeconômicas dos municípios demonstram poder discriminatório significativo, pois o modelo de regressão logística classificou de 85% a 91% dos casos corretamente, respectivamente, quando considerado o volume total dos investimentos realizados ou o volume anual investido pelos municípios. Os resultados apurados demonstram a sensibilidade do modelo, o que possibilita a análise dos impactos das políticas públicas no nível de desenvolvimento social do município.
Citação ABNT:
REZENDE, A. J.; SLOMSKI, V.; CORRAR, L. J. A gestão pública municipal e a eficiência dos gastos públicos: uma investigação empírica entre as políticas públicas e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Estado de São Paulo. Revista Universo Contábil, v. 1, n. 1, p. 24-40, 2005.
Citação APA:
Rezende, A. J., Slomski, V., & Corrar, L. J. (2005). A gestão pública municipal e a eficiência dos gastos públicos: uma investigação empírica entre as políticas públicas e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios do Estado de São Paulo. Revista Universo Contábil, 1(1), 24-40.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26026/a-gestao-publica-municipal-e-a-eficiencia-dos-gastos-publicos--uma-investigacao-empirica-entre-as-politicas-publicas-e-o-indice-de-desenvolvimento-humano--idh--dos-municipios-do-estado-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português