La conservación y transferencia del conocimiento: una visión estratégica para la disminución de costos en las organizaciones Outros Idiomas

ID:
26288
Resumo:
As empresas em geral têm atuado no sentido de manter os melhores níveis de produtividade e as maiores vantagens competitivas com relação ao mercado. Hoje, quando o conhecimento está sendo considerado o elemento ou o recurso fundamental na economia, faz-se necessário conservá-lo, e os efeitos do que pode ser transferido aos sucessores quando quem o possui já não estará na empresa. Através deste trabalho, que é produto da revisão e análise, de literatura especializada, apresenta-se alguns aspectos que explicam o porquê e o como da conservação e transferência do conhecimento (gerência da continuidade do conhecimento), é visto como uma estratégia que permite reduzir os custos das organizações. Para isso, tentar-se-á dar respostas às seguintes interrogações: a) Como as organizações podem conservar e transmitir o conhecimento operante, e os efeitos para manterem a continuidade do conhecimento? b) Quais são os custos que incorrem nas organizações quando se cria conhecimento operante? c) Por que a conservação e transmissão do conhecimento operante se converte numa vantagem competitiva para as organizações? d) Por que a conservação e transmissão do conhecimento pode ser vista como uma estratégia para diminuir custos?
Citação ABNT:
PARRA, H. R.La conservación y transferencia del conocimiento: una visión estratégica para la disminución de costos en las organizaciones. Revista Universo Contábil, v. 2, n. 2, p. 78-89, 2006.
Citação APA:
Parra, H. R.(2006). La conservación y transferencia del conocimiento: una visión estratégica para la disminución de costos en las organizaciones. Revista Universo Contábil, 2(2), 78-89.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26288/la-conservacion-y-transferencia-del-conocimiento--una-vision-estrategica-para-la-disminucion-de-costos-en-las-organizaciones/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Espanhol