O ensino da Contabilidade Ambiental nas universidades brasileiras: um estudo exploratório Outros Idiomas

ID:
26294
Autores:
Resumo:
O objetivo deste trabalho é verificar o grau de inserção da disciplina contabilidade ambiental na matriz curricular dos cursos de graduação em Ciências Contábeis oferecidos por universidades brasileiras, a importância desta disciplina na visão dos coordenadores e possíveis dificuldades para a sua inclusão nos respectivos cursos. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram de pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Por meio do correio eletrônico, foi enviado um questionário para os coordenadores de todas as instituições de Ensino Superior, classificadas como universidades, de acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), e que oferecem o curso de Ciências Contábeis. Os resultados obtidos indicaram que a disciplina é oferecida por um número reduzido de universidades, porém, para a maioria dos coordenadores, a disciplina é considerada importante na formação dos acadêmicos, sendo que a maior dificuldade para incluir a disciplina nos cursos de ciências contábeis é a adaptação da matriz curricular no sentido de atender a uma série de temas emergentes relevantes para a formação do contador.
Citação ABNT:
CALIXTO, L.O ensino da Contabilidade Ambiental nas universidades brasileiras: um estudo exploratório. Revista Universo Contábil, v. 2, n. 3, p. 65-78, 2006.
Citação APA:
Calixto, L.(2006). O ensino da Contabilidade Ambiental nas universidades brasileiras: um estudo exploratório. Revista Universo Contábil, 2(3), 65-78.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/26294/o-ensino-da-contabilidade-ambiental-nas-universidades-brasileiras--um-estudo-exploratorio/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português